Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36618
Title: Dashboard de revisão de produtos e serviços
Other Titles: Products and services revision dashboard
Author: Lopes, Rui Patrício Andrade Pereira
Advisor: Rodrigues, Mário Jorge Ferreira
Amorim, Marlene Castro
Keywords: Qualidade de serviços
Dashboards
nlp
Análise de sentimento
Machine learning
Defense Date: 20-Dec-2022
Abstract: A informação desempenha um importante papel, sendo ela construída a partir de dados, obtidos inquirindo diretamente os intervenientes ou por via indireta, através de dados disponibilizados em diferentes fóruns, nomeadamente na internet. Organizações cientes do seu desempenho e conhecedoras da sua qualidade, monitorizam os indicadores que os deem a conhecer o referido desempenho e a qualidade dos produtos e/ou serviços que disponibilizam, mantendo sempre uma ótica de melhoria da qualidade e satisfação dos seus clientes. A obtenção e tratamento de dados que estão disponíveis em linguagem natural em formato digital na web, permite as vantagens de não ter de se incomodar os clientes com inquéritos de satisfação e de não ter os custos associados à realização dos mesmos inquéritos. A sua recolha e tratamento em tempo real, permite a utilização de ferramentas de disponibilização de dados sempre atualizados e em formatos como dashboards. Os dashboards permitem mostrar informação aplicando filtros de seleção temporal ou em função de variáveis pretendidas, permitindo o acompanhamento do histórico de forma interativa. Neste caso em particular, com a abordagem utilizada, foram obtidos resultados comparáveis a ferramentas mais elaboradas e maduras, desenvolvidas em âmbitos académico-profissionais. Constatamos que com algoritmos simplificados conseguem-se resultados promissores, embora se tenha de ter em linha de conta a necessidade de aprofundamento de determinados conceitos não tidos em conta neste ponto. No final de contas, podemos afirmar que é viável a utilização de abordagens como a usada neste trabalho, com resultados, apesar da lógica simplificada aqui utilizada. Em jeito de trabalho futuro, algumas técnicas de pré-processamento podem ainda mais ajudar na melhoria de resultados nas análises pretendidas.
Information plays an important role, being constructed from data obtained by directly inquiring stakeholders or indirectly, through data made available in different forums, namely on the internet. Organizations aware of their performance and knowledgeable about their quality, monitor the indicators that make them aware of the performance and the quality of the products and/or services they provide, always maintaining an improving the quality and satisfaction of their customers perspective. Obtaining and processing data that are available in natural language in digital format on the web, allows the advantages of not having to bother customers with satisfaction surveys and of not having the costs associated with carrying out the same surveys. Its collection and treatment in real time, allows the use of tools to provide data that are always up to date and in formats such as dashboards. Dashboards allow you to show information by applying temporal selection filters or depending on the desired variables, allowing the monitoring of history in an interactive way. In this case, with the approach used, results comparable to more elaborate and mature tools developed in academic-professional contexts were obtained. We found that with simplified algorithms promising results are achieved, although one must take into account the need to deepen certain concepts not taken into account at this point. In the end, we can say that it is feasible to use approaches like the one used in this work, with results, despite the simplified logic used here. In the way of future work, some pre-processing techniques can help even more in improving results in the intended analyses.
URI: http://hdl.handle.net/10773/36618
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ESTGA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Rui_Lopes.pdf5.97 MBAdobe PDFembargoedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.