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http://hdl.handle.net/10773/3651
Title: | Estudo do desempenho de uma rotunda da cidade de Aveiro usando a micro-simulação de tráfego |
Author: | Ferreira, Gonçalo Filipe Bogalho Pinto |
Advisor: | Benta, Agostinho António Rocha Correia e Almeida da |
Keywords: | Engenharia civil Tráfego rodoviário Gestão de tráfego: Avaliação de desempenho Simulação por computador |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Com o presente trabalho pretende-se efectuar um estudo do desempenho de
uma rotunda da Cidade de Aveiro, através do uso da micro-simulação.
Esta dissertação apresenta as diferentes tipologias de rotundas e alguns dos
métodos de cálculo de desempenho existentes na literatura da especialidade e
que habitualmente se enquadram nos seguintes tipos modelos: Estatísticos,
Probabilísticos e de Simulação.
Neste estudo foram comparados os resultados obtidos pelos métodos
empíricos tradicionais e pelos de simulação, de acordo com um modelo
construído para o efeito num simulador microscópico de tráfego.
Com o recurso ao programa de simulação, foram ainda construídos diversos
cenários dos quais se alteraram algumas características geométricas da
rotunda existente, com vista à comparação dos respectivos desempenhos.
Para tal, foi considerado um padrão de procura baseado nos dados de tráfego
recolhidos e foi utilizado como indicador de desempenho o atraso médio por
veículo.
Constatou-se que a aplicação dos vários métodos utilizados neste estudo
permite o conhecimento do comportamento deste tipo de intersecção,
contribuindo para a melhoria de funcionamento e para a correcção de
possíveis problemas futuros. The present work aims to conduct a performance study of a roundabout of the city of Aveiro, through the use of micro-simulation. This thesis presents the various types of roundabouts and some of the methods of calculating performance on existing literature and that usually fall into the following types models: Statistical, Probabilistic and Simulation. This study compared the results obtained by traditional empirical methods and by simulation, according to a model built for this effect in a microscopic traffic simulator. With the use of simulation software, were also constructed various scenarios some of which have changed the geometric characteristics of the existing roundabout with a view to comparing the respective performances. To this end, it was considered a search pattern based on traffic data collected and was used as a performance indicator the average delay per vehicle. It was found that the application of various methods used in this study allows the understanding of the behavior of this type of intersection, contributing to the improvement of operation and for the correction of possible future problems. |
Description: | Mestrado em Engenharia Civil |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/3651 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DECivil - Dissertações de mestrado |
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