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http://hdl.handle.net/10773/36331
Title: | Impacts of COVID-19 pandemic on-road externalities |
Other Titles: | Impactos da pandemia COVID-19 nas externalidades rodoviárias |
Author: | Lopes, Alexandra Fortes |
Advisor: | Macedo, Eloísa Coelho, Margarida C. |
Keywords: | Impact on mobility Coronavirus Pollutants emissions Environmental and social costs COPERT |
Defense Date: | 6-Dec-2022 |
Abstract: | The year 2020 was marked by the experience of a pandemic context, due to
COVID-19. The rapid spread of this disease led to restrictive travel measures
being implemented by all countries, causing traffic levels to decrease.
In addition, the very perception of the risk of contagion led individual people
to change their behaviours, impacting mobility patterns. These changes in
the way people move had impacts on the environment, namely in terms of
pollutant emissions and greenhouse gases. Besides air pollution, there are
changes in externalities related to road safety and noise. Thus, it is essential
to estimate how the pandemic affected these externalities and how to act in
similar future situations. Thus, the dissertation aims to present an assessment
of the mobility challenges and environmental impacts associated with
the current pandemic situation, considering different European regions. A
data-driven comparative analysis is carried out, based on several online mobility
reporting platforms. Some mobility scenarios are defined, depending
on the evolution of the pandemic situation in the regions. Traffic-related externalities
and costs associated with accidents, air pollution, climate change
and noise are estimated. The results suggest that indeed the level of restrictions
imposed by the authorities in each city impact differently on people’s
mobility levels. The estimated CO₂ and NOₓ emissions tend to decrease at
times of more severe restrictions, as is the case in March 2020. With regard
to estimated external costs, it can be seen that they follow the mobility
and emission trends. For example, at the end of March 2020, total external
costs decrease by 80 percent in Lisbon, 67 percent in Bucharest and 24
percent in Stockholm, compared to the beginning of the month. These
changes demonstrate the pandemic’s impact on road externalities and the
need to study them. O ano de 2020 foi marcado pela vivência de um contexto pandémico, devido à COVID-19. A propagação rápida desta doença levou a que medidas restritivas à deslocação fossem implementadas por todos os países, fazendo com que os níveis de tráfego diminuíssem. Além disso, a própria perceção do risco de contágio levou a que as pessoas, individualmente, alterassem os seus comportamentos, impactando os padrões de mobilidade. Estas alterações na forma como as pessoas se deslocam teve impacto no ambiente, nomeadamente a nível de emissões de poluentes e gases efeito estufa. Além da poluição do ar, verificam-se alterações nas externalidades relacionadas com a segurança rodoviária e com o ruído. Desta forma, é essencial estimar a forma como a pandemia afetou estas externalidades e como se poderá agir em situações futuras semelhantes. Assim, a dissertação tem como objetivo apresentar uma avaliação dos desafios da mobilidade e dos impactos ambientais associados à atual situação pandémica, considerando diferentes regiões europeias. É realizada uma análise comparativa orientada por dados, com base em várias plataformas online de relatórios de mobilidade. Alguns cenários de mobilidade são definidos, consoante a evolução da situação pandémica das regiões. As externalidades relacionadas com o tráfego e os custos associados a acidentes, poluição do ar, alterações climáticas e ruído são estimadas. Os resultados sugerem que, de facto, o nível de restrições impostas pelas autoridades de cada cidade impactam de forma diferente os níveis de mobilidade das pessoas. As emissões de CO₂ e NOₓ estimadas tendem a decrescer em momentos de restrições mais severas, como ´e o caso de Março 2020. Relativamente aos custos externos estimados, verifica-se que acompanham as tendências de mobilidade e de emissões. Por exemplo, no final de Março 2020 os custos externos totais diminuem cerca de 80% em Lisboa, 67% em Bucareste e 24% em Estocolmo, em comparação com o início do mês. Estas alterações demostram o imacto da pandemia nas externalidades rodoviárias e a necessidade do seu estudo. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/36331 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEM - Dissertações de mestrado |
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