Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36325
Title: Educação para a sustentabilidade e desenvolvimento da escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
Author: Barros, Beatriz de Sá
Advisor: Sá, Cristina
Keywords: Educação para a sustentabilidade
Escrita
Ensino da língua materna
1.º Ciclo do Ensino Básico
Defense Date: 28-Oct-2022
Abstract: O presente estudo pretendia explorar temas relacionados com a educação para a sustentabilidade e desenvolver competências em expressão/produção escrita em alunos a frequentar o 2.º ano de escolaridade no ano letivo de 2021-22. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para as seguintes questões de investigação: Como é que as atividades de escrita podem: Educar para o desenvolvimento sustentável? Contribuir para a promoção da cidadania global? Promover o desenvolvimento de competências em expressão/produção escrita em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Levar alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico a: explorar conceitos e conhecimentos associados ao Desenvolvimento Sustentável; desenvolver competências de cidadania global; desenvolver competências em expressão/produção escrita a partir da realização de atividades sobre o Desenvolvimento Sustentável. Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, em que recorremos à exploração de temas relacionados com a educação para a sustentabilidade para envolver os alunos em situações em que teriam de recorrer à expressão/produção escrita. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades de expressão/produção escrita envolvendo a exploração de temas relacionados com a sustentabilidade. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente desenvolvido competências em expressão/produção escrita e revelavam maior consciência da importância de respeitar as espécies animais para as preservar contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável.
This study aimed to explore topics related to education for sustainability and to develop competencies in writing in pupils attending the 2ⁿᵈ grade in the school year of 2021-22. The project was supposed to find answers for the following research questions: How can activities focused on writing contribute to promote an education for sustainable development? To promote an education for global citizenship? To develop competencies in writing in children attending primary school? The research objectives were the following ones: To make pupils attending primary school explore concepts and knowledge related to sustainable development; to develop competencies related to global citizenship; to develop competencies in writing through activities focused on sustainable development. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention in which we discussed topics related to sustainable development in order to involve the pupils in situations of written expression. Using a qualitative research methodology, based on case study, we collected data concerning the pupils’ performance in situations of written expression related to the discussion of issues concerning education for sustainability. The content analysis of these data revealed that the pupils had really developed competencies in writing and were more aware of the importance of respecting the animal species in order to preserve them and thus contribute to the sustainable development.
Cette étude avait pour but de traiter des thèmes ayant trait à l’éducation pour le développement durable et de développer des compétences en écriture chez des élèves de CE1 pendant l’année scolaire de 2021-22. Le projet était guidé par des questions de recherche : Comment les activités d’écriture peuvent contribuer à la promotion d’une éducation pour le développement durable ? Promouvoir une éducation à la citoyenneté mondiale ? Développer des compétences en écriture chez des élèves de CE1 ? Il y avait aussi des objectifs de recherche : Amener des élèves de CE1 à : explorer des concepts et des connaissances sur le développement durable ; développer des compétences liées à la citoyenneté mondiale ; développer des compétences en écriture à partir d’activités centrées sur le développement durable. Par conséquent, on a préparé et développé une intervention didactique au cours de laquelle on a discuté des thèmes liés au développement durable, afin de faire les élèves participer à des activités d’écriture. En ayant recours à une méthodologie de recherche de nature qualitative, basée sur l’étude de cas, on a recueilli des données concernant la performance des élèves en écriture liée à la discussion de thèmes concernant le développement durable. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les élèves avaient effectivement développé des compétences en écriture et se montraient plus conscients de l’importance de respecter les espèces animales pour les préserver contribuant de la sorte au développement durable.
URI: http://hdl.handle.net/10773/36325
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Beatriz_Barros.pdf3.13 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.