DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial > DEGEI - Dissertações de mestrado >
 Orientação para o mercado, qualidade e responsabilidade social numa PME
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3623

title: Orientação para o mercado, qualidade e responsabilidade social numa PME
authors: Alves, Joana da Conceição Lopes
advisors: Loureiro, Sandra Maria Correia
keywords: Gestão de marketing
Gestão estratégica
Gestão da qualidade total
Avaliação de desempenho
Satisfação do consumidor
Responsabilidade social das empresas
Indústria do papel: Estudos de caso
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: principal objectivo desta dissertação é clarificar a relação entre a orientação para o mercado, a gestão pela qualidade total e a responsabilidade social corporativa. Ao analisarmos conjuntamente estes três conceitos percebemos que todos têm em comum a satisfação dos clientes, através de bens que não só cumpram as suas exigências básicas como ainda excedam as expectativas. Manter os clientes satisfeitos ao longo do tempo é uma garantia de competitividade e de um desenvolvimento sustentável. O desenvolvimento de um caso de estudo numa PME do sector transformador de papel permitiu-nos, através da aplicação de um instrumento de análise de percepções, analisar a aplicação real dos princípios da orientação para o mercado, gestão da qualidade total e responsabilidade social corporativa.

The aim of this dissertation is to clarify the relationship between market orientation, total quality management and corporate social responsibility. At analyzing these three concepts in a whole we realize that they all have in common the satisfaction of the clients, through goods that not only meet the basic requirements but also exceed the expectations. To keep the clients happy over time is a way of ensuring competitiveness and a sustainable development. The development of a case study in a SME of the paper transformation industry allowed us to analyse the real application of the principles of market orientation, total quality management and corporate social responsibility, through a perception analysis tool.
description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/3623
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
240840.pdf3.64 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2