Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36221
Title: Relatório de estágio curricular realizado na empresa Multimoto Motor Portugal S.A.
Author: Ramalho, Ana Marta Terra de Almeida
Advisor: Brasete, Maria Fernanda
Veréb, Vanda
Keywords: Estágio curricular
E-commerce
Plataformas e-commerce
E-business
B2B
B2C
Defense Date: 13-Dec-2022
Abstract: O presente relatório resulta do estágio curricular realizado na empresa Multimoto Motor Portugal S.A., no âmbito do último ano do Mestrado em Línguas e Relações Empresariais e tem como objetivo não só apresentar as atividades desenvolvidas durante os cinco meses em que decorreu o estágio, mas também apresentar a entidade acolhedora e a forma como se tornou na empresa referência no mercado de distribuição de veículos e acessórios. No primeiro capítulo é feita uma apresentação da empresa, onde se insere informações como a história, localização e dimensão, entre outras. Em seguida, são descritas as várias tarefas desenvolvidas durante o estágio curricular, subdividas em três tópicos e aprofundadas teoricamente sempre que justificável. No terceiro capítulo procede-se a uma abordagem teórico-prática das plataformas e-commerce, mais concretamente das plataformas B2B. No entanto apresenta-se uma reflexão geral sobre a evolução do comércio, as cinco categorias de e-commerce, assim como uma breve comparação entre os termos e-commece e e-business e entre plataformas B2B e B2C. Por último, são apresentadas as considerações finais sobre as atividades desenvolvidas no estágio curricular assim como uma reflexão sobre o mestrado em LRE e o plano curricular. Relativamente a investigação futura, é sugerida uma análise ao modelo de negócio e uma análise à concorrência nacional e internacional abordando as questões politico-culturais e relações interculturais dos diversos países e como estas influenciam o comportamento, a liderança e a forma de negociar entre empresas.
This report is prepared as part of the mandatory requirements for completing the master's programme in Languages and Business Relations. It summarises the outcome of the curricular internship period at Multimoto Motor, Portugal. The report aims not only to present the activities carried out during the five months of internship, but also to introduce the host entity and analyse how it became the market leader in the automotive industry, in the vehicle and accessories distribution segment. The first chapter introduces Multimoto Motor, Portugal through its history and the scope and extent of its operations. Then, the various tasks carried out during the internship are described, divided by the three main operational areas, and their relevance explained. The next chapter focuses on e-commerce platforms, more specifically, business-to-business (B2B) platforms. It provides a general overview of the evolution of e-commerce, the categorization of e-commerce and a brief comparison of between the terms e-commerce and e-business and between B2B and business-to-consumer (B2C) platforms. Finally, the report concludes with a summary on the main take-aways gained during the internship, as well as a reflection about the master’s degree in LRE and the curricular plan. Regarding future research, it is suggested an analysis of the business model and an analysis of the national and international competition addressing the political and cultural issues and intercultural relations of the various countries and how these influence the behavior, leadership, and way of negotiating between companies.
URI: http://hdl.handle.net/10773/36221
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

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