Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35675
Title: O arquivo sonoro como memória transcultural: um olhar sobre a discoteca da Rádio Moçambique 1933-1974
Other Titles: The sound archive as a transcultural memory: a look at the Radio Mozambique discs collection 1933 to 1974
Author: Tsope, Cristiano
Velho, Felizmina Walters
Keywords: Arquivo sonoro
Memória cultural
Música
Rádio Moçambique
Etnomusicologia
Arquivo colonial
Issue Date: 2022
Publisher: UA Editora
Abstract: A Rádio Moçambique, fundada em 1932 como Grémio dos Radiófilos da Colónia de Moçambique, mais tarde Rádio Clube de Moçambique, não só foi a primeira estação de rádio instalada no país, mas como também a primeira a estabelecer uma ligação radiofónica entre uma colónia e a Metrópole no Império Colonial de Portugal. Nesta pesquisa propusemos uma análise etnomusicológica do Arquivo Sonoro da Rádio Moçambique (RM) como memória transcultural. Procuramos identificar, descrever e analisar os trânsitos culturais que estejam presentes ou registados através da música. A pesquisa documental será de fundamental importância, tendo como base de estudo o inventário de discos de gramofone e a revista Rádio Moçambique editada pelo Rádio Clube de Moçambique entre 1935 e 1973 e, outras fontes bibliográficas e orais. Duas fontes nos servem de fundamentação teórica neste estudo. A primeira, o artigo de Ann Laura Stoler Colonial Archives and the Arts of Governance de 2002 em que define o arquivo como “agente cultural de produção de factos”. A segunda é o artigo de Carolyn Landau e Janet Topp Fargion, intitulado We are all archivists now: towards a more Equitable Ethnomusicology. As autoras explicam como o acesso às gravações sonoras afecta vidas e tradições musicais de diversas comunidades no mundo e o uso das mesmas pelos etnomusicólogos nas suas pesquisas. Neste caso, o arquivo sonoro foi definido como representação da herança cultural ou herança cultural comunitária (2012). Portanto, esta pesquisa procura contribuir para a conservação e divulgação do património musical arquivado na Discoteca da RM, a partir da concepção do acervo como memória não apenas associada a um estado-nação (Moçambique), mas reveladora de trânsitos transnacionais e lutas decoloniais.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10773/35675
DOI: 10.48528/jtbd-m574
ISSN: 978-972-789-818-3
Appears in Collections:INETmd - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiano Tsope e Felizmina Velho - ARQUIVO SONORO COMO MEMÓRIA TRANSCULTURAL (Rep RIA 2022).pdf1.58 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.