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 A formação como actividade de aprendizagem docente
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3553

title: A formação como actividade de aprendizagem docente
authors: Migueis, Marlene da Rocha
advisors: Portugal, Maria Gabriela Correia de Castro
Moura, Manoel Oriosvaldo de
keywords: Formação de professores
Educadores de infância - São João da Madeira (Portugal)
Desenvolvimento profissional
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural, e em particular da Teoria da Actividade, desenvolvida por Leontiev, esta pesquisa estudou a aprendizagem docente num projecto de formação e investigação que privilegiou a atividade orientadora de ensino como metodologia de formação. Este desenvolveu-se em São João da Madeira e em Aveiro, com educadoras pertencentes a jardins de infância que mantinham um protocolo de colaboração com a disciplina de prática pedagógica da Licenciatura em Educação de Infância da Universidade de Aveiro. Para a dinâmica de formação, numa metodologia de pesquisa colaborativa, consideraram-se os encontros de formação como um espaço de discussão e reflexão dos pressupostos teóricos e da atividade orientadora de ensino, como desencadeadores de um movimento na aprendizagem docente. Dada a complexidade do objecto de estudo, investigar a aprendizagem docente, procurando compreender os sujeitos no seu próprio movimento de aprendizagem, assumimos o conceito de isolado (Caraça, 1998) como método de análise do fenómeno estudado. Identificamos três isolados que nos pareceram reunir factores determinantes, isto é, aqueles cuja acção de interdependência influiu sensivelmente no fenómeno estudado. O isolado contextual procurou analisar a aprendizagem num contexto próprio do desenvolvimento, considerando que as particularidades de cada contexto interferem no movimento de aprendizagem, definindo as acções e as operações de organização colectiva. A actividade reflexiva e crítica sobre a organização do ensino, sobre a prática e sobre o desenvolvimento docentes, constituiu o isolado reflexivo. Em estreita interdependência com os isolados anteriores, consideramos o isolado conceptual que mostra o movimento de apropriação, pelas educadoras, dos conceitos desenvolvidos ao longo do trabalho de investigação. A análise dos dados apresentou indicadores de mudança de qualidade na aprendizagem das educadoras, desencadeadas e sustentadas pela dinâmica de elaboração, de desenvolvimento e de reflexão de actividades de ensino, desenvolvidas colectivamente. Concluiu-se que a formação possibilitou a mudança nas concepções das educadoras sobre a aprendizagem, sobre a organização do ensino e sobre o seu próprio processo de aprendizagem. As contribuições teóricas da perspectiva histórico-cultural que fundamentam esse trabalho possibilitaram repensar a formação do professor, principalmente no que se refere aos processos de aprendizagem docente.

Based on historical-cultural theory, this thesis aims to study about educational practice and teacher learning, emphasizing the psychological theory of activity, developed by Leontiev. We intend to present the research that developed under a project of initial and further training of early childhood teachers, in São João da Madeira and Aveiro. We aim to investigate the learning teacher in a project of training and research that focuses on guiding teaching activity as a methodology of training. For a dynamic of teacher training configured as a collaborative research, we considered the teacher training meetings as a reflection contexts about theory of activity and guiding teaching activity, that developed a learning teacher movement. Due to the complexity of this subject, to study the learning teacher trying to understand the subjects in their own movement of learning, we use the concept of isolated (Caraça, 1998) as a tool that allows us to understand the phenomenon that is being studied by choosing a specific part of the phenomenon in order to study it further. Thus, we’ll try to identify the isolated that seemed to gather the largest number of determinant factors, that is, those which interdependent action affect significantly the phenomenon in study. The contextual isolated tries to analyse learning on its own development context because consider that the particularities of each context affect the learning movement, defining the actions and the operations of collective organization. In close interdependence with the contextual isolated, we consider the conceptual isolated that is defined by the training activity in Mathematics Education, which includes the actions of teaching organizing and guiding teaching activity. The reflexive and critical activity on teaching practice about teaching development, in a movement of conceptual appropriated, is the reflexive isolated. We’ll analyse in the isolated the indicators of the learning movement, on the assumption that the isolated portrays the dialectical movement between the training activity and the guiding teaching activity. The analysis of data research, presented indicators of change in the learning quality of the early childhood teachers, triggered and sustained by the dynamics of preparation, development and reflection of education activities, developed collectively. The theoretical contributions of the historical-cultural perspective underlying this work in development have allowed rethinking the training of childhood teachers, especially in regard to the processes of learning teacher.
description: Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/3553
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DE - Teses de doutoramento

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