Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34805
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVairinhos, Máriopt_PT
dc.contributor.advisorZagalo, Nelsonpt_PT
dc.contributor.authorSilva, Diogo Emanuel Delgado dapt_PT
dc.date.accessioned2022-09-28T08:54:58Z-
dc.date.issued2021-11-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/34805-
dc.description.abstractExiste uma conjugação de fatores que empurra a sociedade atual para a adoção de hábitos sedentários que acabam por conduzir a doenças de foro metabólico, sendo as crianças uma das faixas etárias mais afetadas. A necessidade de encontrar soluções para este desafio tem-se refletido a vários níveis, conduzindo a profundas alterações em modelos vigentes na nossa sociedade. Com base nesta premissa, criou-se o projeto FlavourGame. Esta dissertação, integrada no projeto de investigação FlavourGame, financiado pelo POCI (COMPETE 2020) e em desenvolvimento na unidade de investigação DigiMedia, consiste no desenvolvimento de um artefacto apoiado na ideologia das interfaces tangíveis, com vista a ser integrada num jogo de tabuleiro híbrido, cujo objetivo é consciencializar as crianças das boas práticas nutricionais e, por inerência, tentar criar alterações no seu comportamento alimentar. Este projeto de dissertação tem, portanto, como objetivo o enriquecimento da cultura nutricional das crianças dos 10 aos 12 anos fazendo uso das vantagens da tecnologia aliado ao carácter lúdico de um jogo de tabuleiro. Para cumprir esse objetivo foi criado uma solução tangível, que permita aos utilizadores testar e adquirir conhecimento de foro nutricional, que viria a ser testada em contexto de jogo.pt_PT
dc.description.abstractThere’s a combination of factors that pushes current society to adopt sedentary habits that end up leading to metabolic diseases, with children being one of the most affected age groups. The need to find solutions for this challenge has been reflected at various levels, leading to profound changes in current models in our society. Based on this premise, the FlavourGame project was created. This dissertation, part of the research project FlavourGame, funded by POCI (COMPETE 2020) and under development at the DigiMedia research unit, consists on the development of an artifact based on the ideology of tangible interfaces, in order to be integrated into a hybrid board game, whose objective is to make children aware of good nutritional practices and, inherently, try to create changes in their eating behaviour. This dissertation project, therefore, aims to enrich the culture of children aged 10 to 12 years, making use of the advantages of tecnhology combined with the playful nature of a board game. To fulfill this objective, a tangible solution was created, which allows users to test and obtain nutritional knowledge, which would later be tested in a game context.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationPOCI-01-0145-FEDER-031024pt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSaúdept_PT
dc.subjectNutriçãopt_PT
dc.subjectObesidadept_PT
dc.subjectRealidade aumentadapt_PT
dc.subjectInterfaces tangíveispt_PT
dc.subjectJogo de tabuleiropt_PT
dc.subjectJogo de tabuleiro híbridopt_PT
dc.subjectJogo sériopt_PT
dc.titleInterfaces tangíveis e realidades mistas em jogos de tabuleiro no projeto Flavourgamept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.date.embargo2023-12-09-
dc.description.masterMestrado em Comunicação Multimédiapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Diogo_Emanuel_Silva.pdf3.56 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.