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 Fundamentos e estratégias na formação pós-secundária de curta duração
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3480

title: Fundamentos e estratégias na formação pós-secundária de curta duração
authors: Santos, Raquel Sofia Lino Ferreira dos
advisors: Castro, Eduardo Anselmo de
Jesus, Júlio Domingos Pedrosa da Luz de
keywords: Política educativa
Ensino pós-secundário
Qualidade da educação
Avaliação da educação
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho de investigação tem como objectivo principal a construção de um referencial de entendimento dos Cursos de Especialização Tecnológica (CETs). A concretização do presente trabalho de investigação realizou-se em duas etapas distintas. A primeira etapa consubstanciou a resposta a duas questões de carácter complementar à investigação em curso: i) Porquê, para quê e para quem um modelo de ofertas de ensino pós-secundário de ciclo curto profissionalizante? e ii) Como implementar um modelo desta natureza?. Para além de uma reflexão geral sobre a temática, com recurso aos contributos académicos gerados sobretudo na última década, foi igualmente desenvolvido um estudo de dois sistemas internacionais, com vista ao entendimento de algumas das questões levantadas pela reflexão teórica. Pelo sucesso e centralidade assumidos na estruturação educativa respectiva, foram seleccionados para análise os casos dos Community Colleges dos Estados Unidos da América, e dos Institutes of Technology da República da Irlanda. A primeira etapa do trabalho resultou na construção de um quadro de referência para o entendimento e desenvolvimento dos CETs no contexto nacional. A segunda fase do trabalho formatou o quadro de investigação empírica, de resposta à questão central de investigação: Serão os Cursos de Especialização Tecnológica (CETs) o modelo organizacional e pedagógico mais adequado para sustentar uma política de formação pós-secundária de ciclo curto profissionalizante desejável para Portugal? A metodologia de investigação assumida foi o estudo de caso, do tipo descritivo e instrumental, que se traduziu numa abordagem regional a um modelo de oferta de CETs. As regiões estudo de caso seleccionadas foram, pelas suas características geográficas e sócio-económicas, as NUTIII do Baixo Vouga e do Entre Douroe- Vouga. O estudo empírico levado a cabo desenvolveu-se sob três perspectivas distintas: a perspectiva institucional, a perspectiva social e a perspectiva económica. As principais conclusões apontam para a importância do modelo formativo de CETs enquanto resposta aos desafios de maior competitividade social e económica, e para a necessidade do seu reforço. Com efeito, são identificadas fragilidades organizacionais associadas à implementação destas ofertas educativas, centradas sobretudo nos aspectos de natureza institucional. As soluções encontradas vão em resposta a este conjunto de fragilidades, considerando-se fundamental uma reorganização institucional de fundo, que privilegie, por um lado, a independência dos CETs no quadro de acção do ensino pós-secundário nacional, e, por outro, uma maior cooperação entre os vários agentes de desenvolvimento presentes na região.

This research work aims to be a contribution for a better understanding of the social and economic role of the Technological Specialized Courses (CETs), within the Portuguese framework of the post-secondary education subsystem. The work is divided based on two mains parts: firstly, a theoretical approach and, second an empirical research study. Based on recent academic contributions and technical reports, the first part sets an overall approach to short-cycle post-secondary education models, namely their origins, impacts and conflicts. This approach was lead within the framework of the expansion and diversification of post-secondary systems across Europe. In order to reinforce the theoretical argument, it was also carried out a descriptive case study of two international short-cycle post-secondary education models: Community Colleges, in the United States of America and the Institutes of Technology, in the Republic of Ireland. The selection of both cases was made on the basis of historical tradition and success criteria, as institutional, social and economic achievements. The second part sets the empirical research work carried out to respond the main research question: Are the CETs an adequate educational model to sustain a reliable short-cycle post secondary educational policy in Portugal? This empirical research was based on a case-study methodology approach, to a regional CETs’ educational model. The analysis of this regional model was led by three different, but complementary, perspectives: institutional, social and economic ones. The case study region – NUTs III Baixo Vouga e Entre Douroe- Vouga - was selected on the basis of proximity and accessibility criteria. The main findings of this research point the importance of the CETs educational model on the achievement of social valorisation and economic efficiency goals, within the framework of national and international development and competitiveness. However, the empirical research puts on evidence some important institutional constrains, with negative repercussions on CET’s efficiency. These constrains concerns mainly the institutional educational basis and regional cooperation. In order to minimise the institutional barriers, some solutions were suggested, namely, an alternative institutional organization sustained by the polytechnic educational subsystem, new forms of regional cooperation and involvement and the creation of a CETs’ Regional Council. All the solutions pointed aim at contribute for a growing independence of the CETs, as a real alternative and reliable path on the Portuguese post-secondary educational subsystem.
description: Doutoramento em Ciências Políticas
URI: http://hdl.handle.net/10773/3480
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CSPT - Teses de doutoramento

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