Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34677
Title: “Canção da nossa estrada”: composição e performance para guitarra jazz e orquestra sinfónica, orquestra jazz e ensemble vocal
Author: Ribeiro, Cláudio César Lima
Advisor: Caspurro, Helena
Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva
Keywords: Performance
Guitarra jazz
Orquestra sinfónica
Orquestra jazz
Ensemble vocal
Jazz
Composição
Defense Date: 10-Dec-2021
Abstract: Não obstante a vasta produção de obras musicais para guitarra jazz e orquestra, a grande maioria constitui-se em adaptações de composições populares para orquestra, nas quais a guitarra jazz tem o papel de solista, existindo uma grande lacuna, no que se refere a utilização da guitarra jazz em outros contextos de música orquestral. Raramente, para não dizer nunca, para grupos corais, nomeadamente no papel que neste trabalho se intentou privilegiar: a guitarra jazz como instrumento solista – e não como instrumento de acompanhamento. Este trabalho, sendo de natureza artística, tem como objetivo principal a criação, composição e interpretação, pelo autor, de obras originais para guitarra jazz para três tipos de formações instrumentais e corais existentes no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro: Orquestra Sinfónica, Orquestra Jazz e Ensemble Vocal. Associado a este desejo estão ainda os seguintes propósitos: desenvolver e expandir o reportório jazzístico deste instrumento para géneros ou formações instrumentais menos utilizados pelos compositores, e, desta forma, explorar e partilhar outras possibilidades tímbricas, texturais e expressivas, inclusive no plano da interpretação e improvisação solística; analisar musicalmente as obras propostas e criadas, tendo em vista o desenvolvimento e discussão crítica, bem como, o aperfeiçoamento do próprio processo criativo, improvisativo e performativo. ” Canção da Nossa Estrada”, composto para Ensemble Vocal, constitui o trabalho que mais parece representar a inovação ou originalidade pretendida, tendo sido escolhido, por essa razão, para intitular também este documento.
Despite of the vast production of musical works for jazz guitar and orchestra, the vast majority consists of adaptations of popular compositions for orchestra, in which the jazz guitar plays the role of soloist, with a large gap in terms of use of the jazz guitar in other contexts of orchestral music. Rarely, if not never, for choral groups, namely in the role that this work was intended to privilege: the jazz guitar as a solo instrument – and not as an accompaniment instrument. This work, being artistic in nature, has as its main objective the creation, composition and interpretation, by the author, of original compositions for jazz guitar for three types of instrumental and choral formations existing in Department of Communication and Art at the University of Aveiro: Symphonic Orchestra, Jazz Orchestra and Ensemble Vocal. Associated with this desire are the following purposes: to develop and expand the jazz repertoire of this instrument to genres or instrumental formations less used by composers, and, in this way, to explore and share other timbral, textural and expressive possibilities, including in terms of interpretation and solo improvisation; musically analyze the proposed and created works, with a view to the development and critical discussion, as well as the improvement of the creative, improvisational and performative process itself. Being the composition involving Ensemble Vocal, perhaps the most experimental procedure, since I haven't found something like that in my researches.
URI: http://hdl.handle.net/10773/34677
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Cláudio_Ribeiro.pdf55.62 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.