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 funding of public higher education in Ethiopia : mechanisms and effects, The
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3454

title: funding of public higher education in Ethiopia : mechanisms and effects, The
authors: Feleke, Kibrome Mengistu
advisors: Teixeira, Pedro Nuno
keywords: Financiamento do ensino superior
Ensino superior público
Intercâmbio estudantil
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este estudo pretende discutir o financiamento do ensino superior público na Etiópia, centrando a sua atenção nas restrições financeiras e na diversificação de fontes de financiamento. Este estudo tem por finalidade analisar o modo como os constrangimentos financeiros afectam o funcionamento institucional e como as universidades tentam responder a esta questão. O estudo adopta uma abordagem qualitativa através d um estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e de análise documental. Os resultados do estudo indicaram que a universidade analisada, à semelhança das universidades públicas na Etiópia, enfrentam sérias restrições financeiras na prossecução da sua missão, as quais afectam seriamente a qualidade das actividades de ensino e de investigação. A universidade estudada revela significativas dificuldades em gerar receitas alternativas. Apesar da autonomia financeira existente, a instituição revela alguma dificuldade em potenciar essas possibilidades. Na sequência dos resultados do estudo, são apresentadas algumas sugestõesde modo a melhorar a situação actual. ABSTRACT: This study attempts to discuss the funding of public higher education in Ethiopia by specifically focusing on financial constraints and income generation issues. Its main purpose is analyzing how financial constraints are affecting the institutional operation and how are universities trying to respond to this. The study is a qualitative one, focusing on a single institution as a case study. Data were gathered using semi structured interview and document analysis. The results of the study indicate that the university in particular, and Ethiopia public universities in general, are facing serious financial constraints in their institutional missions and activities which in turn seriously affecting the quality of the teaching learning and the research work. The university presents significant weaknesses in generating significant alternative streams of revenue. Moreover, the institution seems unable to take advantage of the existing degree of financial autonomy At the end are presented some suggestions for improving the current situation.
description: Mestrado em Ensino Superior (Erasmus Mundus)
URI: http://hdl.handle.net/10773/3454
appears in collectionsCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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