Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34362
Title: Construção relacional da marca territorial: o projeto Art on Chairs — Paredes
Other Titles: Stakeholders based place brand: the Art on Chairs project — Paredes
Author: Ribeiro, Marlene
Providência, Francisco
Keywords: Art on Chairs
Paredes
Marca territorial
Marca relacional
Stakeholders-based Brand
Issue Date: Nov-2015
Publisher: UA Editora
Abstract: A competitividade concorrencial entre territórios, pela captação de talen- tos, investimentos, exportações e turismo veio colocar como prioridade das agendas políticas locais, regionais e nacionais, a necessidade de uma gestão sustentada da marca territorial. Reconhecendo-se ao Design o seu papel de desenho mediador na comunicação cultural entre os órgãos de administra- ção local e a comunidade assume-se, desde logo, esta disciplina como fator de diferenciação para o melhor posicionamento estratégico do território inter pares. Os territórios são domínios de complexidade e diversidade, onde operam múltiplos atores, sendo por isso imperativo que a construção da sua marca seja inclusiva, coesiva e relacional, num pensamento sistémico, com e pelas pessoas. Convoca-se aqui, como caso de estudo, o projeto Art on Chairs. A Câmara Municipal de Paredes, com o objetivo de inverter a tendência de enfraquecimento do sector da indústria do mobiliário em madeira (principal atividade económica do concelho) candidatou-se ao programa de financia- mento europeu destinado à integração experimental do design nas indústrias locais. Tratava-se de criar produtos com mais valor e que potenciassem uma imagem de qualificação técnica e artística de “Paredes”, junto dos mercados mais exigentes e economicamente mais interessantes. A relevância deste pro- jeto e a sua escolha como caso de estudo, justifica-se pela originalidade da sua estrutura triangular, envolvendo tanto a administração local (1), como as indústrias aí instaladas sob diferentes especificidades e dimensões (2) e a Uni- versidade onde está sediada a investigação científica em Design (3). A comu- nidade, aderindo a este conjunto diverso e estruturado de ações, afirmou-se como exemplo de construtor relacional da marca territorial “Paredes”. O impacto desta iniciativa revelou-se, desde logo, pela dinamização do território unido em torno do produto industrial e na exibição dos seus resultados junto dos principais mercados mundiais, que só foi possível pela adesão dos empre- sários de Paredes à valorização comum do produto industrial pelo Design.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/34362
ISBN: 978-989-98185-2-1
Publisher Version: https://ria.ua.pt/handle/10773/34346
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