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dc.contributor.advisorTrigo, Virgínia Mariapor
dc.contributor.authorSilva, Ilda Marisa Neves dapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T14:38:10Z-
dc.date.available2011-04-19T14:38:10Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/3434-
dc.descriptionMestrado em Estudos Chinesespor
dc.description.abstractNo ano de 2009 celebram-se 500 anos sobre os primeiros contactos comerciais entre portugueses e chineses, 30 anos sobre o restabelecimento das suas relações bilaterais e 10 anos sobre a transição de Macau para a China. São longas e estreitas as relações entre os dois países. Actualmente, a China alberga um dos maiores mercados mundiais com uma crescente classe média ávida de consumo. A sua numerosa mão-de-obra barata permite tanto a deslocalização das cadeias de valor das empresas internacionais como a aquisição de produtos e matérias-primas a um preço muito competitivo. As oportunidades do mercado, a par com uma maior abertura e clareza ao nível da legislação para o IDE na China, umentaram exponencialmente o número de empresas estrangeiras a actuar neste mercado. No entanto, e apesar do seu histórico de elacionamento privilegiado, o investimento português na China continua a ser insuficiente. Através da investigação por questionários, conseguiu-se dar voz aos investidores com relações comerciais com a China e avaliar as suas atitudes perante este mercado. Concluiu-se então que as empresas não assumem um grau de compromisso muito elevado com o mercado chinês sendo que a maioria não detém escritórios na china. Analisadas as experiências das empresas da amostra, apurou-se de que forma as empresas portuguesas podem incluir a China na estratégia das suas empresas visando a maximização dos recursos que o mercado chinês tem para lhes oferecer. ABSTRACT: This year 2009 celebrates 500 years of Portuguese-Chinese first diplomatic relations and contacts, 30 years of re-stablishment of bilateral relations and 10 years since the smooth administrative transition of Macau to China. The history of relations between the two countries are long and close. Now-a-days, China is home to one of the largest markets worldwide with a growing middle class hungry for consumption. Its large low cost workmanship allows the relocation of business’s value chains and the possibility of purchasing low cost products and raw materials. The market opportunities, along with greater openness and clarity in FDI’s legislation in China, dramatically increased the number of foreign companies perating in that market. However, despite its history of special relationship, the Portuguese investment in China remains inadequate. With the chosen investigation method, we were able to give voice to investors with trade relations with China and assess their attitudes towards this market. We can conclude that companies do not take a high degree of compromise with the Chinese market and the majority does not hold offices in China. By their experience, it was found how Portuguese companies may include China’s potentialities in their business strategies maximizing the benefits and opportunities that Chinese market has to offer.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000232942por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstudos chinesespor
dc.subjectInvestimento estrangeiropor
dc.subjectInternacionalização de empresaspor
dc.subjectRelações comerciaispor
dc.subjectEstratégia empresarialpor
dc.titleInvestimento português na China : um estudo empíricopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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