Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34305
Title: Identidade visual e corporativa: a marca Porto
Other Titles: Corporate and visual identity: the brand Porto
Author: Ribeiro, Marlene
Providência, Francisco
Sousa, Álvaro
Keywords: Porto
Identidade visual e corporativa
Marca territorial
Marca Porto
Issue Date: 2014
Publisher: UFRN Universidade Federal de Rio Grande do Norte
Abstract: Os territórios são hoje produtos de consumo e, por essa razão, de forma prag- mática precisam de marcas. Neste sentido, o mercado fortemente compe- titivo pela necessidade de captação de investimento externo, exportações e turismo, tem colocado as marcas territoriais no topo das agendas da política local, regional e nacional um pouco por todo o mundo. A cidade do Porto (Portugal) adotou recentemente uma nova identidade visual e corporativa alinhando-se assim com a tendência global de diferenciar os lugares pela valorização da sua individualidade. A solução gráfica que conforma a marca denominada “Porto.” é aqui analisada, como caso de estudo, com o objetivo de aferir as gramáticas gráficas empregues na sua construção, os elementos simbólicos a que recorre e o impacto operacional junto do público. Verifica-se uma eficácia sintática e pragmática, resultado de uma marca tecnicamente bem trabalhada mas questiona-se a sua força simbólica que parece dispersa e mais próxima de um desígnio histórico como testemunho, do que político como ambição. Será necessário esperar que a marca faça o seu percurso de implementação para avaliar se a sua gestão ao longo do tempo favorece um posicionamento estratégico do Porto, no mercado global, visualmente sofis- ticado, que é este nosso mundo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/34305
ISBN: 978–85–425–0379–1
Appears in Collections:ID+ - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_IIIERGOTRIP_MR_FP_AS.pdf2.97 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.