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 role of privatization in higher education diversity: the ethiopian experience, The
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3426

title: role of privatization in higher education diversity: the ethiopian experience, The
authors: Gebremeskal, Tilahun Gidey
advisors: Teixeira, Pedro Nuno
keywords: Ensino superior
Ensino superior
Ensino superior
Privatização
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O sector privado, apesar de recente, está a tornar-se num sector com um papel cada vez mais relevante no sistema de ensino superior da Etiópia. Este estudo tem o objectivo de investigar o papel da privatização do ensino superior etíope, focando-se primordialmente na diversidade institucional e programática. Por isso, reunimos dados de vinte e quatro instituições de ensino superior públicas e de cinquenta e seis instituições de ensino superior privadas que conferem graus. De forma a conseguir-se uma melhor observação do papel do sector privado através das variáveis disponíveis, em cada ponto da análise foram feitas referências ao sector público. Os resultados indicaram que existiam diferentes padrões de distribuição regional entre os sectores público e privado, sendo o sector público motivado pela equidade regional e o sector privado pelo mercado disponível para os seus serviços. Também se chegou à conclusão de que existem diferenças entre os dois sectores em relação ao tipo de clientes que servem, tal como foi sugerido pelos padrões de inscrições nos diferentes tipos de ensino superior observados. Para além disso, foram observadas semelhanças entre os dois sectores em relação às inscrições dos estudantes em diferentes categorias disciplinares. Descobriu-se que as ferramentas de políticas examinadas neste estudo desencorajam a diversificação. De um modo geral o sector privado não está a contribuir de forma significativa para a diversidade do ensino superior, e mais concretamente para diversidade institucional. Por outro lado, o sector privado demonstrou uma predominância de comportamento de evitação de risco, que contribui negativamente para a diversidade de ensino superior. Deste modo, para que o sector privado contribua significantemente para a diversidade que a expansão do ensino superior exige, os responsáveis pelas definições de políticas necessitam de reconsiderar a sua abordagem em relação ao sector privado de ensino superior. ABSTRACT: The private sector, though young, is increasingly becoming an important sector in its role in the Ethiopian higher education system. This study has the purpose of investigating the role of privatization in the Ethiopian higher education focusing on program and institutional diversity. Thus, we have gathered data from twenty four public and fifty six degree offering private higher education institutions. In an attempt to see the role of the private sector in the variables at hand, at each point of analysis references were made to the public sector. Results indicated that different patterns of regional distribution existed between the public and the private sectors with the public sector driven by regional equity and the private counterpart by available market for its services. It was also found out that differences exist between the two sectors in relation to the clienteles they are serving as suggested by the enrolment patterns in the different modes of higher education deliveries observed. In addition, similarity was observed between the two sectors in relation to enrolments of students in different disciplinary categories. The policy tools examined in this study were found to discourage diversification. All in all the private sector is not significantly contributing to higher education diversity, particularly institutional diversity. On the other hand, the private sector has shown a prevalence of risk avoiding behaviour which negatively contributes to higher education diversity. This has been evident in the concentration of the private sector in certain types of disciplines. Thus, for the private sector to significantly contribute to diversity which higher education expansion demands, policy-makers need to reconsider their approach to the private higher education sector.
description: Mestrado em Ensino Superior (Erasmus Mundus)
URI: http://hdl.handle.net/10773/3426
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