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 De como a educação contribuiu para o processo de desenvolvimento socio-económico de Cabo Verde
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3389

title: De como a educação contribuiu para o processo de desenvolvimento socio-económico de Cabo Verde
authors: Correia, José Mário Mendes
advisors: Santiago Rui Armando Gomes
Pinto, Maria Luís Rocha
keywords: Gestão da educação
Desenvolvimento social
Desenvolvimento económico
Educação
issue date: 2005
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este trabalho procura demonstrar a correlação Educação/Desenvolvimento em Cabo Verde. Encerra duas componentes bem distintas. A primeira, teórica, sustentada por: I . Autores que defendem que sem educação não haverá desenvolvimento; 2. Autores que advogam que uma boa educação está dependente do estado de desenvolvimento do país em causa; 3. Estudiosos que, situando-se na linha de fronteira destas duas perspectivas aparentemente adversas, procuram uma relação de intercomplementaridade e reforço mútuo. A segunda componente empírica serve como estudo de caso nacional sustentado no quadro teórico de referência ajustado a primeira parte do trabalho. O estudo é realizado numa altura em que se debatem premissas segundo as quais o sucesso dos Países em Vias de Desenvolvimento depende do ganho que - individual ou colectivamente - lograrem no melhoramento dos seus níveis de saúde, particularmente no que toca a redução das taxas de mortalidade materna e infantil; no aumento da esperança de vida a nascença (representando uma vida longa e durável); na igualdade de género; no aumento do PIB real (padrão de vida decente) e na sustentabilidade am biental, etc. Partindo do princípio de que nada do exposto resulta de um toque de mágica, o estudo confronta diversas situações e momentos e analisa a importância que concretamente a Educação - frequência escolar e.taxas de literacia (representando o conhecimento), aposta em infraestruturas escolares, formação de professores, adaptação curricular, alfabetização e formação equitativa de quadros de nível profissional, médio e superior, enfim, no aumento do nível educacional - tem em todo o processo de desenvolvimento de Cabo Verde. Este estudo procura comprovar que Cabo Verde foi ao encontro das premissas das agências das Nações Unidas e verificar que concretizou praticamente todos os índices de desenvolvimento acima enunciados, com ganhos impressionantes. Do cruzamento dos dados disponíveis e da análise documental, pode-se constatar a redução da taxa de mortalidade infantil e materna; a subida da esperança de vida para 72,l anos (2005); a generalização do Ensino Básico, com uma taxa líquida de 96 por cento, e uma rede escolar alargada a nível do secundário; a dignificação da classe feminina com a paridade de género em todos os níveis; redução drástica do analfabetismo (75%, em 1975, contra 25%, em 2002). E, de um PIB de 200 dólares, em 1975, chegou aos 1420 dólares, em 2002. Na linha de complementaridade da educação formal, escolar e livresca, abordamos a "Educação Popular", de que falava Gilberto Freire, virada para outras necessidades socio-económicas - saúde, sexualidade, cidadania e não exclusão, trabalho, ambiente, etc. Uma educação multidisciplinar, portanto, protagonizada por ONGJs - nacionais e estrangeiras - em Cabo Verde, com importantes ganhos para a colectividade arquipelágica. ABSTRACT: This work aims to establish the relationship between Education and Development in Cape Verde. It includes two separate components, with the theoretical one being supported by: 1. Authors who assert that there is no Development without Education; 2. Authors who defend that a good education depends on the level of the development of the related country; 3. Researchers at the boundary that separates the two preceding points of view that try to establish a complementary relation and mutual support between them. The second component is an empirical case study of the national situation supported in the theoretical reference scenario presented in the first part of this work. The study is developed in a time where the debate concerning the premises for the success of the developing countries is centered on the improvement of health levels, in particular related to the decrease of the Infant Mortality Rate; in the growth of the Life Expectancy at Birth (representing a long and healthy life); in the equal gender rights; in the growth of the real Gross Domestic Product (decent life pattern) and in environment sustainability and stewardship. Assuming that none of the exposed in the last paragraph can be brought about by a magical touch, the study deals with many situations and moments and analyses the significance that Education - as school attendance and literacy rates (representing knowledge), engagement on infrastructures and teachers, curricular adaptation, alphabetization and equitable training of workers at professional level, and with intermediate and university degrees - in sum, the growth of educational standards - has in all the development process of Cape Verde. This study aims to prove that Cape Verde follows the premises of the UN and to confirm that this country materialized almost all of the indices of educational and human development stated above with significant gains. Crossing available data and through documental analysis, we find evidence of the reduction of child and mother mortality rates; the growth of the life expectancy to 72.1 YO (2005); generalization of basic schooling with a net rate of 96%, and a school network extended to the secondary level; progress for women with parity of genre at all levels; efficacious reduction of analphabetism (from 75% in 1978 to 25% in 2002); and a Gross Domestic Product per capita evolution from 200 USD in 1975 to 1420 USD in 2002. To complement the formal, scholarly and literary education, we examine the "Popular Education", referred by Gilberto Freire, oriented to other social and economic needs - health, sexuality, citizenship and not-exclusion, environment, etc. Therefore, a multi-disciplinary education headed by Non Governmental Organizations (NGO's) - national and foreign - with important gains for the archipelago's collectivity.
description: Mestrado em Políticas e Gestão do Ensino Superior
URI: http://hdl.handle.net/10773/3389
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