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 Aprendizagem das ciências no 3º CEB, numa perspectiva CTS/PC em contexto não-formal
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3386

title: Aprendizagem das ciências no 3º CEB, numa perspectiva CTS/PC em contexto não-formal
authors: Moreira, Luís Filipe Torres
advisors: Vieira, Rui Marques
keywords: Ensino das ciências
Ensino básico 3º ciclo
Educação científica
Actividades de aprendizagem
Desenvolvimento de competências
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Nas actuais sociedades democráticas, os jovens têm de actuar como cidadãos informados, capazes de tomar decisões de uma forma responsável e consciente. Precisa-se repensar as metodologias e os recursos a usar no processo de ensino-aprendizagem das ciências. Estes são necessários para responder às exigências curriculares actuais onde ensinar ciências numa perspectiva CTS – Ciência/Tecnologia/Sociedade – é relevante para contextualizar e enquadrar problemas do quotidiano, motivando os alunos para a sua aprendizagem, numa visão mais fidedigna da influência da Ciência na Sociedade e desta na Ciência. Esta é uma meta da Educação em Ciências, tal como a promoção das capacidades de pensamento crítico– PC. Este trabalho centra-se nestas duas metas da Educação em Ciências. Os objectivos deste estudo são: (i) desenvolver formas de promover a articulação entre um espaço de Educação Não-formal e a escola como contexto complementar na promoção da alfabetização científica; (ii) construir recursos didácticos, centrados numa perspectiva CTS-PC, organizadores e exploradores de uma visita de estudo ao Visionarium – espaço de educação não-formal e (iii) avaliar o impacte dos recursos didácticos desenvolvidos em uma visita de estudo, com alunos do 3º CEB. Desenvolveu-se o Projecto Litomóvel, composto por recursos didácticos (Guião didáctico para o professor e Caderno de Registos do aluno) e recursos materiais referentes à temática da Deriva continental e Tectónica de placas. Apresenta-se uma investigação de natureza qualitativa, recorrendo-se a técnicas e instrumentos de recolha de dados como: inquéritos (questionário aos 105 alunos participantes na visita ao Visionarium e entrevista aos 3 professores acompanhantes), análise das respostas contidas no caderno de registos dos 105 alunos referidos e observação do seu comportamento na execução das actividades da visita. Os resultados apontam no sentido em que a visita ao Visionarium contribuiu para a aprendizagem desta temática, alargando horizontes na abordagem de perspectivas no ensino das Ciências com promoção de capacidades de PC. Os alunos foram capazes de, entre outros, identificar situações – problema apontando mecanismos de resolução, utilizar o seu conhecimento prévio na resolução de tarefas, levantar questões e interpretá-las, argumentar e contextualizar as suas respostas. Os professores acompanhantes dos alunos reconheceram a importância da realização destas actividades, destacando a sua dinâmica e interactividade, defendendo a necessidade de mais iniciativas deste género e com outras temáticas. Conclui-se que os recursos didácticos construídos neste estudo são uma forma de promover a literacia científica em alunos do 3º CEB. Esta investigação é um exemplo da cooperação entre a escola e os espaços não-formais de educação como meio de contribuição para a inovação, pela construção de recursos didácticos e materiais, no ensino das Ciências no 3º CEB. Constitui um ponto de partida para o reforço da necessária articulação entre os referidos contextos. ABSTRACT: In the actual democratic societies, the young need to act as informed citizens, capable to take decisions of a responsible and conscientious form. So it is necessary to rethink the methodologies and resources to use in the science learning process. These are necessary to answer the curricular needs in which to teach sciences in a STS perspective - Science/Technology/Society - is excellent to contextualize and to fit problems of the quotidian, motivating the pupils for its learning, in a more authentic and trustworthy vision of the influence of Science in the Society, and this in Science. This is a goal of Science learning, as well as the promotion of the students critical thinking capacities - CT. This work evidences the STS perspective and the CT as purposes of Science learning. In this context the goals of this study are: (i) to develop forms to promote the joint between a nonformal educational place and school as a complementary context in the promotion of the scientific literacy; (ii) to develop didactic resources, centered in a STS-CT perspective, explorers of a study visit to the Visionarium - nonformal educational place and (iii) to evaluate the impact of the developed didactic resources in a study visit, with K14 students. So the “Litomóvel project” was born, made of didactic (Teacher didactic Guide and Observations Notebook to students) and material resources, concerning the Continental drift and Plate tectonics. It has a qualitative approach, with data techniques and collecting instruments as: inquiries (questionnaire to 105 K14 students and interview to 3 companion teachers, all participating in the study visit), analysis of the student’s answers in their observations notebook and observation of their behaviour during the study visit. The results show that this study, after the referred techniques and data analysis, widened horizons among the perspectives in Science learning based in CT capacities. The students had shown to be capable of identify problem-situations, point resolution mechanisms using its previous knowledge, to raise questions and interpreting them easily, to argue and to contextualize its answers. The teachers recognize the importance of the accomplishment of these activities, the dynamic and interactivity in the established work, defending the need of more initiatives of this kind. It is possible to say that these didactic resources promote the scientific literacy in k14 level. This study is an example of cooperation between school and nonformal educational places, contributing to Innovation, by the making of didactic and material resources, in the Sciences learning. This is an effort to strengthen the necessary articulation between the related contents.
description: Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência
URI: http://hdl.handle.net/10773/3386
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