DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território > CSPT - Dissertações de mestrado >
 Reconhecimento e validação da aprendizagem ao longo da vida
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3373

title: Reconhecimento e validação da aprendizagem ao longo da vida
authors: Serapicos, Maria do Amparo Lopes
advisors: Lourtie, Pedro
keywords: Política educativa
Política educativa
Aprendizagem na idade adulta
Formação contínua
Educação de adultos
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este trabalho de investigação centra-se no estudo dos dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens e competências adquiridas pelos adultos a margem do sistema formal de educação e formação. Esta problemática situa-se no contexto das mutações decorrentes da globalização, da emergência da sociedade do conhecimento e da aprendizagem ao longo da vida. O objectivo deste trabalho consiste em compreender como é que as aprendizagens que os adultos realizam a margem dos sistemas formais de educação/formação são reconhecidas e validadas e quais os dispositi!vos que se têm vindo a implementar com vista á sua formalização. Além disto, tentámos perceber até que ponto os dispositivos implementados fomentam uma dinâmica formativa, no âmbito do paradigma de aprendizagem ao longo da vida. Construímos um quadro de referência para compreender esta problemática a partir do ponto de vista educativo, na óptica do conhecimento dos processos de formação e aprendizagem dos adultos. No estudo empírico desenvolvido, procurámos fazer uma análise comparativa ao nível de três países da União Europeia - França, Inglaterra e Portugal - com a finalidade de identificar e caracterizar os dispositivos de reconhecimento e validação já implementados. A partir dos dados recolhidos e tendo em conta o quadro teórico construido realizámos uma análise aos vários dispositivos e sistemas de reconhecimento e validação implementados. A partir da análise e interpretação dos dados, concluímos que, apesar da existir uma dinâmica crescente nos sistemas de educação e formação, deparamo-nos ainda com uma dualidade entre o saber formal e o não-formal e informal. A adopção de um paradigma de aprendizagem ao longo da vida consentãneo com a especificidade dos adultos e com os processos de aprendizagem, exige a ruptura e a mudança de algumas das concepções educativas dominantes. ABSTRACT: This research focuses on the study of the systerns of recognition and accreditation of prior learning which is acquired by adults outside the formal education and training system. This issue is placed in the context of the rnutations arising forrn globalization, the ernergence of the knowledge society and of lifelong learning. The purpose of this research isto understand how the learning acquired by adults outside the formal systems of educationltraining is recognized and validated and what mechanisrns have been implemented to that effect. Moreover, we tried to observe how these systems promote a learning dynamics, in the scope of the paradigm of ifelong learning. We deveÍoped a reference framework to understand this issue from an educational point of view, in the perspective of knowledge of adult education and learning. In the empirical study developed, we aimed at rnaking a comparative analysis at the level of three countries of the European Union - France, England and Portugal - with the purpose of identifying and characterizing the systems of recognition and accreditation of prior learning already implemented. From the data collected and taking into account the theoretical framework developed, we carried out an analysis of some the systerns of recognition and accreditation implemented. From the analysis and interpretation we concluded that, although there is an increasing dynarnics in the education and training systems, we still identify a duality between the formal knowledge and the nonformal and informal one. The adoption of a paradigm of lifelong learning, in line with the specificities of adults and their learning processes, requires a rupture and the change of some of the dominant educational conceptions.
description: Mestrado em Ciências Sociais
URI: http://hdl.handle.net/10773/3373
appears in collectionsCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file sizeformat
2008001442.pdf1.88 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2