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Title: Percepção dos enfermeiros face aos contributos da avaliação do desempenho
Author: Oliveira, Custódio Manuel Melo de
Advisor: Frederico, Manuela
Fonseca, Ângelo
Keywords: Gestão pública
Administração pública
Reforma administrativa
Avaliação de desempenho
Enfermagem
Defense Date: 2006
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Num momento em que se registam preocupações acrescidas com a produtividade e eficiência da Administração Pública, nomeadamente no que toca ao desempenho profissional dos seus colaboradores, cresce a preocupação em avaliar esse desempenho, estabelecendo critérios e metas a alcançar, motivando e premiando o mérito e a excelência dos colaboradores, num “novo” processo agora obrigatório e transversal, conforme nos refere a Lei nº 10/2004. A actual avaliação do desempenho dos enfermeiros foi fundamentada e regulamentada no início da década de 90, tendo sido implantada em toda a administração pública e aplicada a todos os enfermeiros desde 1993. Os princípios básicos que a sustentam são: a melhoria do desempenho do enfermeiro através do conhecimento das suas necessidades e potencialidades; contribuir para a valorização pessoal e profissional dos enfermeiros, possibilitando a sua progressão e promoção na carreira; detectar factores que interfiram no rendimento profissional e detectar necessidades de formação, vislumbrando a melhoria da qualidade dos cuidados prestados por pelos enfermeiros aos clientes que cuidam. Este processo desenvolve-se ao longo de cada triénio englobando seis etapas principais, que culminam na atribuição duma menção qualitativa de Satisfaz ou Não Satisfaz resultante da avaliação contínua individual e centrada no conteúdo funcional de cada categoria, proporcionando ou não a progressão na carreira. Neste contexto, o estudo levado a cabo é de carácter exploratório, descritivo, analítico e transversal, cujo objectivo central se orientou no sentido de conhecer/avaliar a percepção dos enfermeiros relativamente contributos da avaliação do desempenho, não só para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, mas também relativamente às melhorias reconhecidas nas suas práticas de cuidados. Foi desenvolvido no distrito de Aveiro, onde através de amostragem aleatória encontrámos uma amostra de enfermeiros de todas as instituições públicas de saúde (hospitais e centros de saúde), aos quais aplicámos um questionário como forma para recolha de dados, pressupondo desde logo a utilização de metodologia quantitativa. Dos resultados, salientamos que os enfermeiros percepcionam a avaliação de desempenho como fornecendo contributos importantes para o seu desenvolvimento pessoal e profissional e que isso se reflecte de forma altamente significativa em melhorias na prestação de cuidados, no entanto não podemos deixar de referir que apesar dos resultados alcançados, há um elevado número de enfermeiros que referem lacunas na aplicação do processo de avaliação, sendo que existem itens que nunca foram aplicados na sua avaliação. Na globalidade podemos referir a necessidade do processo de avaliação dos desempenho dos enfermeiros prosseguir conforme regulamentado, devendo no entanto serem canalizados esforços no sentido de aprimorar as lacunas anteriormente referidas e outras que possam existir, de forma a tornar o processo mais preciso e objectivo. ABSTRACT: When productivity and efficiency of Public Administration present several concerns in terms of professional performance of the employees the worry about appraisal is growing up. To perform this evaluation, different criteria are being used and different objectives should be reached according to the “new” procedure written on law nº 10/2004. As result of this evaluation, the very good employees receive an award. Nurse’s appraisal currently used was established at the beginning of 90’s. Those rules were set in order to apply to all public administration areas and they are being applied to nurses since 1993. The main principals are: -improve of nurse’s performance, -individual and professional valorisation as a promotion to high level in the job, -find the factors that interfere in professional yield and find the continue education needs in order to improve the nurse’s skills. This procedure runs once in every three years and includes six main different types of score which are from “Satisfied” to “Not Satisfied”. Depending of the score obtained the nurses can or cannot get a promotion in the career. Based in the principles presented above, my study presents characteristics of exploration, description and analytics and also encloses all different nurses in order to know/evaluate nurse’s opinion about the contribution of appraisal for personal and professional development as well as for improvement of them skills. The results were obtained using a group of questions that were applied to a sample of nurses in District of Aveiro. The sample was chosen randomly and includes nurses from all areas in health public institutions (Hospitals and Health Centres) and the methodology used was quantitative. The results show that appraisal provides very important improvements in terms of personal and professional development and that these improvements can be observed in terms of health care. However, the results also show that a big number of nurses say that there are some errors in this procedure application, as items that never were evaluated. As conclusion the procedure for appraisal of nurses should continue as ruled, but the vacancies found should be eliminated in the future in order to become the evaluation more accurate and objective.
Description: Mestrado em Gestão Pública
URI: http://hdl.handle.net/10773/3345
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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