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Título: Cooperação e reputação no jogo do ultimato
Autor: Gonçalves, Filomena Marisa Magalhães Abreu
Orientador: Vasconcelos, Marco
Palavras-chave: Cooperação
Reputação
Jogo do ultimato
Rejeitação
Aceitação
Data de Defesa: 21-Dez-2021
Resumo: As sociedades humanas são organizadas em interações cooperativas, e uma vez que a interação com indivíduos desconhecidos é frequente, a reputação tem um papel importante na cooperação. Temos a capacidade de identificar e escolher os melhores parceiros sociais com quem interagir. Perante a necessidade de tomar decisões e a falta de experiência, recorremos à informação de interações passadas dos sujeitos desconhecidos com terceiros, ou seja, tomamos decisões com base na reputação dos parceiros sociais. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da reputação na cooperação. Para tal, recorreu-se a uma versão modificada do Jogo do Ultimato, na qual os participantes jogaram como respondentes, tendo conhecimento da reputação dos proponentes em jogos anteriores. Dado que as preferências sociais são fortemente guiadas por normas sociais e não apenas por recompensas materiais, esperava-se que a reputação dos proponentes favorecesse a justiça em detrimento da maximização de utilidade. Em particular, esperava-se uma taxa de rejeição elevada de ofertas baixas efetuadas por indivíduos com uma reputação alta. Contrariamente ao previsto, o estudo piloto revelou (1) uma taxa de aceitação superior a 50% independentemente do valor da oferta e da reputação do individuo que a fez e (2) uma maior tendência para aceitar ofertas baixas de indivíduos com reputação generosa. Para rejeitar ofertas baixas pode não ser suficiente a perceção de injustiça, podendo existir outros critérios para a tomada de decisão que dependam das inclinações e interesses da pessoa.
Human societies are organized in cooperative interactions, and since interaction with unknown individuals is frequent, reputation plays an important role in cooperation. We have the ability to identify and choose the best social partners to interact with. Faced with the need to make decisions and lack of experience, we resort to information from the past interactions of unknown subjects with third parties, that is, we make decisions based on the reputation of the social partners. The aim of this study was to investigate the effect of reputation on cooperation. For this purpose, a modified version of the Ultimatum Game was used, in which the participants played as respondents, having knowledge of the proponents' reputation in previous games. Given that social preferences are strongly guided by social norms and not just material rewards, the proponents' reputation was expected to favor justice over utility maximization. In particular, a high rejection rate of low offers from individuals with a high reputation was expected. Contrary to expectations, a pilot study revealed (1) an acceptance rate above 50% regardless of the value of the offer and the reputation of the individual who made it, and (2) a greater tendency to accept low offers from individuals with a generous reputation. The perception of unfairness may not be enough to reject low offers; there may be other criteria for decision making that depend on the person's inclinations and interests.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33152
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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