Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32716
Title: Digitalização de um sistema de melhoria contínua diária: um caso na Kirchhoff Automotive
Author: Franco, Luís Carlos de Sousa
Advisor: Teixeira, Leonor
Keywords: Indústria 4.0
Design thinking
Melhoria contínua
Sistemas de sugestões
Digitalização
Defense Date: 23-Jul-2021
Abstract: A crescente competitividade dos mercados, aliada aos avanços tecnológicos resultantes da quarta revolução industrial, vieram incrementar a necessidade de trabalho associado à digitalização dos processos. Também o contexto pandémico provocado pelo Covid-19, elevou a importância da transformação digital nas empresas e, consequentemente, da digitalização de ferramentas de gestão usadas em contextos do chão de fábrica. Assim, o presente projeto surge com o objetivo de criar um sistema de sugestões de melhoria digital, que promova o acesso aos dados e que simplifique o processo atual existente na empresa em análise. Para o efeito foi utilizado o SharePoint, que potenciou a criação de um sistema digital acessível através de um dispositivo eletrónico, permitindo a introdução de ideias de melhoria, ao mesmo tempo que agiliza o processo de análise e validação das mesmas, usando mecanismos de gestão visual combinados com sistemas de notificação. De salientar que a metodologia adotada se baseou numa abordagem iterativa e incremental, seguindo os princípios do Design Thinking, num ambiente colaborativo e com o envolvimento dos utilizadores. Os resultados deste projeto apontam para a necessidade, cada vez maior, de digitalização dos processos e de ferramentas de apoio à gestão, uma vez que estas promovem a recolha de dados de forma mais ágil, bem como o seu processamento e gestão da informação numa perspetiva orientada ao decisor.
The growing competitiveness of the markets, combined with technological advances resulting from the fourth industrial revolution, increased the need for work associated with the digitalization of processes. The pandemic context caused by Covid-19 also raised the importance of digital transformation in companies and, consequently, the digitalization of management tools used in shop floor contexts. Thus, this project comes with the objective of creating a digital system for improvement suggestions, which promotes access to data, and which simplifies the current process existing in the company under analysis. For this purpose, SharePoint was used, which enabled the creation of a digital system accessible through an electronic device, allowing the introduction of improvement ideas, while speeding up the process of analysis and validation of them, using visual management mechanisms combined with notification systems. It should be noted that the methodology adopted was based on an iterative and incremental approach, following the principles of Design Thinking, in a collaborative environment and with the involvement of users. The results of this project point to the growing need for digitalization of processes and management support tools, as these promote the collection of data in a more agile way, as well as its processing and information management in a decision-oriented perspective.
URI: http://hdl.handle.net/10773/32716
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Luís_Franco.pdf3.97 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.