Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32525
Title: Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos
Other Titles: From teaching performance evaluation to the teacher professional development: perceptions of the involved actors
De la evaluación del desempeño docente al desarrollo profesional del profesor: percepciones de los actores involucrados
Author: Macedo, Mário
Paixão, Fátima
Keywords: Avaliação do desempenho docente
Desenvolvimento profissional
Professores
Issue Date: 2020
Publisher: UFJF
Abstract: Com vista a refletir sobre a potencialidade da avaliação do desempenho docente (ADD), definiram-se como objetivos do estudo: compreender as perceções que os professores têm acerca da ADD e sua relação com o desenvolvimento profissional do professor (DPP) e identificar alterações ao atual modelo evidenciadas pelos professores. Desenhou-se um plano metodológico de tendência qualitativa, procurando captar os pontos de vista dos participantes, usando a descrição estatística e a interpretação. A recolha de dados fez-se através da aplicação de um questionário a 81 professores. Os resultados evidenciam que os docentes concordam em ser avaliados mas que o modelo atual da ADD não é uma resposta eficaz, e que, apesar das reticências, consideram que a ADD pode ser potenciadora do desenvolvimento profissional, uma vez que a base da partilha de experiências e ser avaliado por avaliadores em quem confiem torna-a um processo mais coerente e justo.
In order to reflect on the potential of teacher performance evaluation (TPE), the aim of this study was to understand the teachers’ perceptions about TPE and its relationship with the teacher professional development (TPD); and identify changes to the current model evidenced by teachers. A qualitative methodological plan was designed, seeking to capture the participants' point of view, using statistical description and interpretation. Data collection was carried out by applying an on-line survey to 81 teachers. The results show that teachers agree to be evaluated but that the current model of TPE is not an effective answer. They also consider that TPE can be a guide for professional development, because sharing experiences and being evaluated by trustworthy evaluators make a more coherent and fair process.
Con el fin de reflexionar sobre el potencial de la evaluación del desempeño docente (EDD), el estudio tuvo como objetivos: comprender las percepciones que los maestros tienen sobre el EDD y su relación con el DP; e identificar cambios en el modelo actual evidenciado por los maestros. Se diseñó un plan metodológico cualitativo, que busca capturar el punto de vista de los participantes, utilizando la descripción estadística y la interpretación. La recolección de datos se realizó aplicando un cuestionario a 81 docentes. Los resultados muestran que los docentes aceptan ser evaluados pero que el modelo actual de EDD no es una respuesta efectiva y que, a pesar de la reticencia, consideran que el EDD puede ser una guía para el desarrollo profesional, ya que es la base para compartir experiencias y ser evaluado por evaluadores confiables la convierte en un proceso más coherente y justo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/32525
DOI: 10.34019/1984-5499.2020.v22.30702
ISSN: 1984-5499
Publisher Version: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/30702
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
30702-Texto do artigo-123639-1-10-20200630.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.