Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/31989
Title: | Em diálogo com Leon Goossens: uma abordagem à sua escola de oboé através dos concertos para oboé de Cyril Scott e Rutland Boughton |
Author: | Coimbra, Tiago Patrocinio |
Advisor: | Carvalho, Luís Filipe Leal de Correia, Jorge Salgado |
Keywords: | Música Performance Oboé Leon Goossens Cyril Scott Rutland Boughton |
Defense Date: | 1-Jun-2021 |
Abstract: | Este trabalho debruça-se sobre a escola de oboé de Leon Goossens (1897-
1988), conforme defendida por este oboísta e pedagogo inglês no seu livro
Oboe (Goossens & Roxburgh, 1977). Nesse sentido, foram tomados em
consideração dois concertos de compositores contemporâneos de Goossens,
e a ele dedicados, numa perspectiva de confrontar as ideias técnicoexpressivas
da sua escola de oboé e a sua aplicação prática em contexto de
performance. Numa primeira fase, é apresentada uma análise aos princípios
da escola de oboé de Goossens, num estudo teórico baseado no livro
supracitado, e numa análise ao registo discográfico da primeira gravação
absoluta do concerto de Richard Strauss para oboé e orquestra (1947),
interpretado pelo próprio Goossens. Seguidamente, é formulada uma
aproximação à escola de oboé de Goossens, através da análise da execução
de um conjunto de exercícios técnicos elaborados com o objetivo de colocar
em prática o conhecimento teórico analisado. É ainda apresentado um guia
interpretativo para cada um dos concertos, onde são abordadas e justificadas
as diversas decisões musicais tomadas ao longo das obras, com base na
análise crítica da escola de oboé de Leon Goossens. This work focuses on the Goossens ‘school of oboe’, as advocated by the English oboist and pedagogue Leon Goossens in his book “Oboe” (Goossens & Roxburgh,1977). Two concertos, by English composers contemporary with Goossens, and both dedicated to him, were taken into account, with the intent of challenging the technical and expressive ideas of this oboe school with their practical application in the context of performance. In the first section an analysis of the principles of the Goossens school is presented in a theoretical study based on the aforementioned book and in an analysis of the discographic record of the first recording of the Richard Strauss concerto for oboe and orchestra (1947), performed by Goossens himself. Next, an approach to the Goossens’ oboe school is formulated, through the analysis of the performance of a set of technical exercises elaborated with the objective of putting into practice the theoretical analysis. An interpretative guide for each concerto is also presented, where different musical decisions made throughout both works are approached and justified, based on a critical analysis of the Goossens’ oboe school. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31989 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Tiago_Coimbra.pdf | 7.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.