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dc.contributor.authorCarvalho, Maria Cristina Moraes dept_PT
dc.contributor.authorMachado, Jane do Carmopt_PT
dc.date.accessioned2021-08-26T14:30:00Z-
dc.date.available2021-08-26T14:30:00Z-
dc.date.issued2019-01-
dc.identifier.issn2358-3304-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/31879-
dc.description.abstractEste estudo aborda questões relativas à formação inicial e à formação continuada de coordenadores pedagógicos que atuam em escolas de educação básica a partir de duas pesquisas em andamento que problematizam a formação e o trabalho desenvolvido por esses profissionais. Pretende-se apontar alguns desafios presentes na formação e no trabalho do coordenador pedagógico, assim como, apresentar outros caminhos para essa formação tanto em nível de graduação, como de pós-graduação. Foram priorizados estudos (Nóvoa, 2006; 2009; Alarcão, 2001; 2010; Imbernón, 2011; Benachio; Placco, 2012; Placco; Almeida; Souza, 2015; Souza; Almeida, 2015; Machado, 2015) que problematizam aspectos relacionados à formação inicial, à formação continuada e ao trabalho desenvolvido por esses profissionais coordenadores pedagógicos que atuam no campo da supervisão, coordenação e gestão em escolas de educação básica. Neste estudo de natureza qualitativa, os dados que abordam questões da formação inicial foram recolhidos a partir de questionário aplicado a alunas da turma de Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade privada da região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Tal instrumento de pesquisa abordou questões relacionadas às contribuições da formação para futura atuação como coordenadoras pedagógicas em escolas de educação básica. Para a discussão sobre a formação continuada, foram coletados dados dos Trabalhos de Conclusão de Curso de duas universidades mineiras que ofertaram um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica, no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, do Ministério da Educação. Os resultados apontam fragilidades na formação inicial no que tange a questões relativas ao papel a ser assumido como formador de professores no âmbito das escolas de educação básica e preocupações advindas dos coordenadores já em exercício nessas escolas sobre questões que permeiam o cotidiano do trabalho por esses profissionais desenvolvido e que, muitas vezes, exige formação continuada, condições de trabalho e de desenvolvimento profissional.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Juiz de Fora. PPGP - Gestão e Avaliação da Educação Públicapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação inicialpt_PT
dc.subjectFormação continuadapt_PT
dc.subjectCoordenadores Pedagógicospt_PT
dc.subjectFormador de professorespt_PT
dc.titleA formação inicial e continuada no trabalho do coordenador pedagógico: exigência de articulaçãopt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage6pt_PT
degois.publication.lastPage7pt_PT
degois.publication.titleCaderno de Resumos do V Seminário de Gestão e Avaliação em Educaçãopt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

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