Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31749
Title: Conhecimento e perceção do valor dos medicamentos genéricos
Author: Oliveira, Leandro Abreu de
Advisor: Albergaria, José
Keywords: Medicamento genérico
Medicamento de marca
Conhecimento
Perceção do valor
Saúde
Consumidor
Defense Date: 15-Dec-2020
Abstract: A despesa pública em saúde tem vindo a crescer nos últimos anos e, como tal, é importante explorar as ferramentas disponíveis para a contenção de gastos. Neste sentido, os medicamentos genéricos oferecem uma oportunidade de poupança para todos os stakeholders do consumo de medicamentos. A evolução da quota de mercado de medicamentos genéricos portuguesa tem ficado aquém das espectativas e o desenvolvimento do mercado dos medicamentos genéricos depende de vários fatores incluindo, naturalmente, os consumidores. Neste sentido, o presente estudo propôs-se avaliar o atual conhecimento e perceção do valor da população portuguesa em relação aos medicamentos genéricos. Com base numa revisão da literatura sobre a perceção do valor, opinião e conhecimento dos indivíduos em relação aos medicamentos genéricos, foi realizado um inquérito com recurso a um questionário online aplicado a 213 indivíduos, através do qual se verificou que a população apresenta um bom conhecimento e uma perceção positiva sobre as características dos medicamentos genéricos o que foi associado a uma maior confiança neste tipo de medicamentos. No entanto, a população não tem ainda um nível de confiança com medicamentos genéricos semelhante ao que tem com medicamentos de marca. Novas investigações devem ser conduzidas no sentido de perceber que outros fatores para além dos mencionados neste estudo exercem influência sobre a confiança e intenção de utilização dos medicamentos genéricos.
Public expenses on health have been growing in recent years and, as such, it is important to explore the tools available for expenditure restraint. Therefore, generic medicines offer a savings opportunity for all stakeholders of medicine consumption. The portuguese generic medicine market share’s evolution has been below expectations and the development of the generic medicine market depends on several factores including, naturally, the consumer. In this sense, the present study aimed to assess the current knowledge and perception of value of the portuguese poplation in regards to generic medicines. Based on a literature review on the perception of value, opinion and knowledge of the general population regarding generic medicines, a survey was carried out using na online questionnaire applied to 213 individuals, through which was found that the population has good knowledge and a positive perception of the characteristics of generic medicines, which was associated with greater confidence in this type of medication. However, the population still does not have the same level of confidence with generic medicines as they do with branded medicines. Further investigations should be carried out in order to percieve what other factores excluding those mentioned in this study exert some level of influence on trust and intention of use of generic medicines.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31749
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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