Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30625
Title: A canção: uma proposta pedagógica no ensino aprendizagem do violoncelo
Author: Castilho, Filipa Maria Cerqueira Correia
Advisor: Foletto, Clarissa
Cruz, David Manuel Machado de Oliveira
Keywords: Violoncelo
Canção popular
Canção tradicional
Aprendizagem instrumental
Acompanhamento parental
Padrões de dedos
Defense Date: 16-Jul-2020
Abstract: O presente relatório apresenta duas partes. A primeira parte encontra-se dividida em duas secções, onde na primeira foi realizada uma pesquisa documental, preparatória à investigação com o intuito de elaborar um compêndio de canções tradicionais e/ou populares infantis portuguesas adaptadas ao violoncelo e na segunda secção foi desenvolvida uma investigação-ação com o objetivo de compreender a utilização dessas canções como ferramenta didático-pedagógica para o desenvolvimento de competências, bem como as suas implicações no envolvimento parental no acompanhamento do estudo dos seus educandos. Os resultados mostram que efetivamente as canções selecionadas foram facilitadoras do desenvolvimento de competências técnicas principalmente dos padrões de dedos e aspetos musicais, tais como: afinação, audição e ritmo. Para além disso, os resultados demonstraram que os alunos que tiveram maior acompanhamento por parte dos pais/encarregados de educação obtiveram melhores resultados. Na segunda parte são apresentadas as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música.
This report presents two parts. The first part is divided into two sections, where in the first part a bibliographic research was carried out, preparatory to the research in order to elaborate a compendium of traditional songs and /or popular Portuguese children's songs adapted to the cello and in the second section an action investigation was developed with the objective of understanding the use of these songs as a didactic-pedagogical tool for the development of skills, as well as their implications in parental involvement in the monitoring of the study of their students. The results show that effectively the selected songs were facilitators of the development of technical skills mainly of finger patterns and musical aspects, such as: tuning, listening and rhythm. In addition, the results showed that the students who had greater follow-up by parents/guardians obtained better results. The second part presents the activities developed throughout the discipline of Supervised Teaching Practice, inserted in the Master's degree in Music Teaching.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30625
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Filipa_Castilho.pdf10.47 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.