Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30171
Title: As Key Audit Matters e o valor informativo do relatório de auditoria: evidência portuguesa
Author: Pinho, Márcia Sofia Soares de
Advisor: Inácio, Helena Coelho
Keywords: Key Audit Matters
Relatório de Auditoria
Ênfases
Reservas
Continuidade
Teoria da Agência
Defense Date: 17-Dec-2019
Abstract: As mudanças que ocorreram no tecido empresarial português ao longo dos anos, levaram a que os utilizadores não confiassem plenamente na informação financeira proporcionada pelas empresas, mesmo que auditadas. Assim, vários organismos têm unido esforços de modo a que o relatório do auditor proporcione um maior nível de informação com qualidade, diminuindo as diferenças de expectativas entre os vários utilizadores e os auditores, que ainda existem nos dias de hoje. As Key Audit Matters (KAM) foram uma das alterações propostas pelo International Auditing and Assurance Standards Board do International Federation of Accountants. Assim, o principal objetivo da nossa investigação é avaliar o antes e o depois da inclusão das KAM, determinando se o valor informativo do relatório do auditor melhorou, ou apenas existe duplicação de informação. De forma a responder à questão “A introdução das KAM melhoraram o valor informativo do relatório de auditoria?”, e partindo de uma amostra de empresas portuguesas que aplicaram o modelo de relatório de auditoria com KAM, procedemos à análise ao conteúdo desses relatórios, entre o ano de 2015 e 2017, à luz da teoria da agência. Obtivemos a evidência de que as KAM mais relatadas no período em análise foram os investimentos financeiros, o rédito, as provisões, o goodwill, ativos fixos tangíveis e intangíveis, e que o mais frequente é o relato de uma ou duas KAM por relatório. Concluímos também que a secção das KAM aumentaram o valor informativo e comunicativo do relatório do auditor, com a ressalva de que existem algumas situações onde foi verificado duplicação de informação.
The changes that have taken place in the Portuguese business fabric over the years have led users to not fully trust the financial information provided by companies, even if audited. Therefore, several entities have joined forces in order to ensure that the auditor's report provides a higher level of quality information, reducing the differences of expectations between the various users and the auditors, that still exist today. As Key Audit Matters (KAM) were one of the amendments proposed by the International Auditing and Assurance Standards Board. Thus, the main purpose of our investigation is to evaluate the before and after of the inclusion of KAMs, determining whether the informational value of the auditor's report has improved, or if it’s a merely duplication of information. In order to answer the question “Did the introduction of KAM improved the informative value of the audit report?”, and based on a sample of Portuguese companies that applied the audit report model with KAM, we examined the content of these reports, between 2015 and 2017, in accordance with the agency theory. We obtained evidence that the most reported KAMs in the period under review were financial investments, revenue, provisions, the goodwill, tangible and intangible fixed assets, and the most frequent is the report of one or two KAM per review. We have also concluded that the KAM section increased the informational and communicative value of the auditor's report, with the exception that there are some situations where duplication of information has been encountered.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30171
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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