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http://hdl.handle.net/10773/29624
Title: | Estratégias de promoção de competências de autorregulação: um estudo de caso no 1º CEB |
Author: | Costa, Ana Luísa Reis |
Advisor: | Figueiredo, Aida |
Keywords: | Autorregulação Papel do educador/professor Processo de ensino aprendizagem Estudo de caso |
Defense Date: | 11-Dec-2019 |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo identificar e compreender de que
forma se pode promover competências de autorregulação na sala de
aula do 1.ºCEB.
Para a realização deste estudo selecionou-se quatro crianças de uma
turma do 1.º ano do 1.ºCiclo do Ensino Básico, de uma escola
localizada no distrito de Aveiro, onde foi realizada a Prática
Pedagógica Supervisionada durante o segundo semestre do ano
letivo de 2018/2019. Para a recolha de dados foram designadas duas
técnicas: a observação participante e a recolha de Notas de Campo,
que posteriormente foram analisadas para o preenchimento das
Checklist`s utilizadas. O presente estudo caracteriza-se por ser um
estudo de cariz qualitativo com algumas características de
investigação-ação.
Os resultados obtidos permitiram compreender que a as estratégias
onde a criança assume um papel ativo na sua aprendizagem,
encontrando as suas estratégias e recursos para resolver os seus
problemas, foram aquelas que revelaram ser mais facilitadoras do
desenvolvimento de competências de autorregulação. The objective of this work is to identify and understand how we can promote self-regulatory skills in the classroom. For this study, four students were selected from a 1st grade class of a school in Aveiro district, where the curricular unit of “Prática Pedagógica Supervisionada” has taken place during the second semester of 2018/2019. Two techniques were designated for data collection: participant observation and field notes. These notes were subsequently analyzed and used to fill observation checklists. The present study is characterized as being a study of qualitative nature with some action research features. The obtained results allowed us to understand that the strategies where the child can take an active role and adopt their strategies/ find resources to solve their problems are the ones that turned out to be more facilitating of development of self-regulation skills. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/29624 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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