Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29358
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, José Paulo Torres Vaz dept_PT
dc.contributor.authorVasconcelos, Heder Dias Jordão dept_PT
dc.date.accessioned2020-10-01T13:40:36Z-
dc.date.available2020-10-01T13:40:36Z-
dc.date.issued2020-07-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29358-
dc.description.abstractRadamés Gnattali foi um compositor brasileiro do século XX com uma extensa produção musical que permeou a música popular e a música “de concerto”, sendo os seus quatro Concertos para Violão e Orquestra um conjunto de obras particularmente representativo deste processo de circularidade musical. Neste ciclo, Gnattali compôs de uma forma usualmente relacionada à tradição da música de concerto europeia – concerto para instrumento solista e orquestra – e dedicou as obras a violonistas do seu convívio pessoal, com atuação primordial na música popular. Neste trabalho, investigo as possíveis influências e diálogos entre os concertos para violão de Gnattali e as obras dos violonistas para quem estes foram dedicados a partir da análise dos procedimentos idiomáticos presentes nos quatro concertos, fundamentado na bibliografia disponível sobre a obra do compositor e dos dedicatários.pt_PT
dc.description.abstractRadamés Gnattali was a Brazilian composer of the twentieth century with an extensive musical production that permeated booth popular and “concert” music, being his four Concerts for Guitar and Orchestra a particularly representative set of this process of musical circularity. Gnattali composed in a way usually related to European concert music tradition - concert for soloist instrument and orchestra - and dedicated these works to guitarists of his personal relationship, mainly active in popular music. In this research I investigate the possible interlocution processes that permeate Gnattali's guitar concerts and the work of the guitarists to whom they were dedicated from the analysis of the idiomatic procedures present in Gnattali's concerts, based on the available bibliography about the works of composer and dedicatees.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIdiomatismopt_PT
dc.subjectDedicatóriapt_PT
dc.subjectRadamés Gnattalipt_PT
dc.subjectConcerto para violão e orquestrapt_PT
dc.subjectMúsica brasileirapt_PT
dc.titleA dedicatória como fonte de idiomatismo nos concertos para violão e Orquestra de Radamés Gnattalipt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid101586850-
dc.description.doctoralPrograma Doutoral em Músicapt_PT
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Heder_Dias_Jordão_de_Vasconcelos.pdf36.6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.