Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29337
Title: A evolução da medicina dentária, o marketing relacional : as tendências ao nível do tratamento e da comunicação com o paciente
Author: Branco, Ana Filipa Pereira De Albuquerque
Advisor: Almeida, Hugo Márcio Rodrigues de
Keywords: Dental
Marketing relacional
Serviço médico
Serviço odontológico
Comportamento do consumidor
Communication
Dentistry
Marketing de serviços
Word-of-mouth e marketing digital
Defense Date: 28-Oct-2019
Abstract: Muitas evoluções se têm verificado ao nível da Medicina Dentária, não só no que respeita a equipamentos e tratamentos, mas também na rápida obtenção de diagnóstico e consequentemente na aplicação de tratamentos cada vez menos invasivos para o paciente, tornando tratamentos e procedimentos mais céleres e fidedignos. A acompanhar estas evoluções verifica-se que o Marketing aplicado aos serviços tem sido cada vez mais utilizado pelos profissionais de saúde, compreendendo-se o mesmo como um conjunto de táticas que ajudam a explicar o valor do serviço e a convencer o cliente no momento da tomada de decisão. Face ao exposto, a questão capital que iremos abordar é essencialmente a comunicação entre o profissional de saúde, especificamente no âmbito da Medicina Dentária, e o paciente. De que forma é que a comunicação influencia a sua tomada de decisão e que aspetos, para além deste, considera relevantes. Importa estudar o Marketing Relacional, visto ser uma das ferramentas que o profissional de saúde utiliza para comunicar com o paciente e explorar os pilares em que este se sustenta, pressupondo que este divulga serviços, mas acima de tudo, conhecimento. Abordar-se-á também a perspetiva do Marketing Digital aplicado aos serviços como ferramenta de comunicação. E tentar-se-á compreender se os avanços tecnológicos verificados ao longo dos últimos anos são comunicados e percebidos pelo paciente e até que ponto constituem uma vantagem competitiva para os consultórios médicos. Consistentemente com o enquadramento e os objetivos enunciados, a metodologia a adotar no presente estudo será através de revisão bibliográfica numa fase prévia e posteriormente através de um estudo quantitativo de campo. Partindo das propostas apresentadas evidencia-se que a comunicação entre o profissional de saúde e o paciente se baseia numa premissa de Marketing Relacional, em que a informação e o conhecimento do paciente são transmitidos pelo profissional de saúde.
Many developments have taken place not only in terms of equipment and treatments, but also in the rapid attainment of diagnosis and consequently in the application of less and less invasive treatments to the patient, making treatments and procedures faster and more reliable. To follow up these evolutions, it is verified that Marketing applied to services has been increasingly used by health professional, understanding it as a set of tactics that help explaining the value of the service and convince the client at the time of deciding. With that said, the key issue that we will address is essentially the communication between the health professional, specifically in the field of Dental Medicine, and the patient. In what way does communication influence his/her decision and what aspects does he/she consider relevant? It is important to study Relational Marketing, since it is one of the tools that health professionals use to communicate with patients and to explore the pillars on which it is based, if this discloses services, but above all, knowledge. It will also be addressed the Digital Marketing perspective applied to services as a communication tool, as well as an attempt to understand whether the technological advances verified in the last years are communicated and perceived by the patient and to what extent they constitute a competitive advantage for the doctor’s offices. Consistent with the framework and state objectives, the methodology to be adopted in the present study is through a bibliographic review at a previous stage and later though a quantitative field study. Based on the proposals presented, it is evident that the communication between the dentist and the patient is based on a premise of Relational Marketing, in which information and knowledge of the patient are transmitted by the dentist.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29337
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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