Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28471
Title: Uma audição por dia não sabe o bem que lhe fazia: projeto educativo transdisciplinar em história e cultura das artes
Author: Sousa, Cláudia Sofia Pinto
Advisor: Ribeiro, Jorge Manuel de Mansilha Castro
Keywords: História da cultura e das artes
Audição ativa
Transdisciplinaridade
Alargamento da sala de aula
Aprendizagem musical
Espírito crítico
Defense Date: 31-Oct-2019
Abstract: O presente projeto educativo propõe a criação de uma lista de audição diária de excertos musicais, um espaço exterior à sala de aula e de parceria com as disciplinas de História da Cultura e das Artes e Análise e Técnicas de Composição, complementando o ensino da história e da análise com a audição de forma atenta e participativa num espaço à escola do aluno. O objetivo primeiro foi dotar os alunos de espírito crítico, procurando encontrar a sua voz enquanto intérpretes pela audição focada, alargando o espaço da sala de aula no processo. Foram realizadas atividades desde a audição de excertos, a criação de notas de programa e a crítica a um concerto.
This educational Project aspired to create a list of musical extracts to listen on a daily basis, like the title suggests “a listening a day keeps the doctor away”, with the purpose of enlarging the classroom and connecting the two subjects of Music History and Music Analysis. The main goal was to give to the students a possibility of critical thinking, looking for their voice as performers through active listening and enlarging the classroom in the process. The activities consisted on listening musical extracts, creating concert notes and criticizing a classical musical concert.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28471
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf6.99 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.