Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28441
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorShao Xiao Lingpt_PT
dc.contributor.authorPereira, Inês Martinspt_PT
dc.date.accessioned2020-05-08T09:57:14Z-
dc.date.available2020-05-08T09:57:14Z-
dc.date.issued2019-10-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/28441-
dc.description.abstractEste trabalho insere-se no âmbito do mestrado em ensino da música. Foi realizada uma pesquisa sobre os pedais do piano. Embora o pedal seja um elemento fundamental na execução pianística, temos constatado através da nossa experiência pessoal, que o seu ensino não tem tido a importância e prioridade que lhe correspondem. A bibliografia didáctica sobre este assunto é escassa e, geralmente, não lhe é dada a prioridade adequada no ensino de piano. O tema desenvolvido no projecto surgiu, assim, da constatação da falta de exercícios organizados de modo didáctico para o ensino dos pedais de piano. A investigação também destaca a recolha de dados que nos dão uma percepção do estado do ensino dos pedais. Na medida em que há pouco material didáctico sobre o pedal de ressonância, consideramos o trabalho de González um método de aprendizagem muito útil para os alunos, que os ajudará a melhorar a sua performance, torná-los-á mais conscientes das funções do pedal e das possibilidades auditivas que permite realizar.pt_PT
dc.description.abstractThis work is part of the Master's degree in music education. A survey was conducted on piano pedals. Although the pedal is a key element of piano performance, we have realised, from personal experience, that its teaching has not been given the relevance it should have had. Furthermore, the didactic bibliography on this subject is scarce and is generally not given proper priority in piano teaching. The theme developed in this project thus emerged from the lack of didactically organised exercises for teaching piano pedals. Research also highlights the collection of data that gives us insight into the state of pedal teaching. As there is little teaching material on the resonance pedal, we consider González's work to be a very useful learning method for students, which will allow them to improve their performance, making them more aware of the pedal’s functions and auditory possibilities.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPedais de pianopt_PT
dc.subjectExercícios do pedal de ressonânciapt_PT
dc.subjectEnsino de pianopt_PT
dc.subjectMétodo didáctico de Óliver Curbelo Gonzálezpt_PT
dc.titleA introdução de técnica de pedal: aplicação de método didáctico do papel de ressonância na aprendizagem de pianopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Ensino de Músicapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf31.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.