Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28320
Title: Intercâmbios de jovens do Erasmus+ e o desenvolvimento de competências-chave
Author: Fernandes, Rui Pedro Rente
Advisor: Moreira, Gillian
Keywords: Intercâmbios de jovens
Erasmus+,
Competências-chave
Etnografia
Aprendizagens
Defense Date: 1-Dec-2019
Abstract: A participação em intercâmbios de jovens do Erasmus+ traz o desenvolvimento de competências-chave para a aprendizagem ao longo da vida? Dada a dificuldade em quantificar determinados conceitos-chave, este estudo pretende dar respostas a esta questão por meio de uma abordagem qualitativa, através de uma pesquisa participativa em três diferentes intercâmbios de jovens. Baseando-se em investigação etnográfica, através da própria experiência do investigador, com registos e reflexões regulares, e da observação e interação informal com outros participantes, chegou-se à conclusão de que este tipo de projetos têm a capacidade de desenvolver determinadas competências, essencialmente habilidades interpessoais, linguísticas, interculturais e pessoais. Dentro de determinadas circunstâncias (fatores de sucesso do ponto de vista organizacional e o envolvimento ideal dos participantes), estes têm o potencial para desenvolver uma gama maior de competências. O desenvolvimento destas competências, para além de estar dependente das características do intercâmbio, está também dependente do perfil de cada participante e das suas necessidades.
Does participation in Erasmus+ youth exchanges bring the development of key competences for lifelong learning? Given the difficulty in quantifying some key concepts, this study aims to provide answers to this question through a qualitative approach via participatory research in three different youth exchanges. Based on ethnographic research, through the investigator’s own experience, with regular records and reflections, and through informal observation and interaction with other participants, it was concluded that such projects have the capacity to develop certain skills, essentially interpersonal, linguistic, intercultural and personal skills. Within certain circumstances (success factors from an organisational point of view and the optimal involvement of participants), they have the potential to develop a wider range of skills. The development of these skills, in addition to being dependent on the characteristics of the exchange, is also dependent on the profile of each participant and their needs.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28320
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf5.03 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.