DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Línguas e Culturas > DLC - Dissertações de mestrado >
 A influência dos novos media no design editorial : estudo do projecto gráfico da Folha de S. Paulo
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/2820

title: A influência dos novos media no design editorial : estudo do projecto gráfico da Folha de S. Paulo
authors: Bleicher, Sabrina
advisors: Veloso, Ana Isabel
Gonçalves, Berenice Santos
keywords: Edição
Jornalismo
Design gráfico
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este estudo tem como o objectivo destacar como os novos mediainfluenciam o design editorial dos media tradicionais, com foco no meio impresso. No enquadramento teórico procura-se conceptualizar os diferentes media, particularmente os digitais e os impressos. Destaca-se, a partir da evolução histórica, as especificidades de cada meio e a interferência dos mesmos naleitura. Posteriormente, fez-se uma análise e compilação de conceitos que ao apresentarem-se eficazes para organização da informação nos novos media, foram potenciados por eles e, por esta razão, passam a influenciarprogressivamente os projectos gráficos do meio impresso. No âmbito dosprojectos gráficos do meio impresso destacam-se conceitos relacionados ao design editorial, à linguagem visual e aos elementos gráficos normalmenteutilizados. Através do estudo da evolução dos novos media, dos mediaimpressos e da interferência que um exerce no outro percebe-se que há uma tendência à uma convergência visual, onde os parâmetros que antes definiam apenas um tipo específico de media, passam a determinar a linguagem gráfica e a estética de outros suportes. Como forma de aprofundar a abordagemteórica adopta-se um estudo de caso interpretativo, no qual um jornal diário impresso – a Folha de S. Paulo –é analisado e nele diagnosticado de que forma as potencialidades dos novos media podem ser apresentadasgraficamente no suporte impresso. ABSTRACT: This research aims to assemble how the new media influence the editorial design of the traditional media, particularly the print media. The theoretical search defines the differences between media, specially digital and print media. The study of the particularities of each medium and their interference in reading are made through their historical evolution. Subsequently, there are a revision and a list of some concepts that do not have arisen from digital media, but were enhanced by them and, therefore, will increasingly influence the printed graphics projects. As an approach about printed graphics projects, this research stands out design concepts related to publishing, visual language and graphic elements normally used in this field. Through the study of the evolution of the new media and their forms of interference, it is possible to see that there is a trend to a visual convergence, where the parameters that before were specific for a type of media, now are extended to other types of media. As a way to support the theoretical search, this research adopts an interpretive case study, in which a daily printed newspaper - Folha de S. Paulo - is examined to show how these new media potentiality are graphic transmitted to the print media.
description: Mestrado em Estudos Editoriais
URI: http://hdl.handle.net/10773/2820
appears in collectionsDLC - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file sizeformat
2009001211.pdf4.92 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2