DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Línguas e Culturas > DLC - Dissertações de mestrado >
 Tradução da tecnologia automóvel ecológica : problemas e soluções
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/2814

title: Tradução da tecnologia automóvel ecológica : problemas e soluções
authors: Guimarães, Márcio Diogo Lopes
advisors: Howcroft, Susan Jean
keywords: Tradução especializada
Indústria automóvel
Terminologias
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Associar a tradução aos recentes avanços pró-ambientais, no domínio específico do automóvel, surgiu como abordagem interessante para um trabalho a desenvolver no âmbito do Projecto de Mestrado em Tradução Especializada da Universidade de Aveiro. Assim, o trabalho aqui apresentado, consiste na tradução de um documento da biblioteca do Congresso norte-americano - Advanced Vehicle Technologies: Energy, Environment, and Development Issues – e a subsequente reflexão sobre os vários aspectos inerentes a essa tradução. Segundo este estudo governamental, que surge como corpus deste Projecto, o motor de combustão interna continua a ser o sistema de propulsão de eleição dos automóveis à escala global. Contudo, os elevados custos com o combustível e a degradação do ambiente obrigaram os fabricantes de automóveis a repensarem as alternativas para a locomoção dos automóveis. O presente Relatório encontra-se dividido em quatro fases essenciais. Numa primeira fase, procedi a uma explanação detalhada da noção de tradução, na qual refiro os requisitos necessários para traduzir convenientemente, as ferramentas de auxílio à tradução, normalmente utilizadas e o papel da tradução nas sociedades contemporâneas. Numa segunda fase, elaborei uma reflexão sustentada sobre a temática central em análise (o aquecimento global) e as medidas tomadas, principalmente pelos Governos, para a resolução do problema. Numa terceira fase, descrevi algumas das técnicas, critérios e ferramentas de tradução que utilizei durante a tradução do relatório de inglês para português. Na quarta e última fase, apresento um ponto de vista pessoal crítico que incide sobre os conteúdos abordados no relatório. ABSTRACT: The opportunity to relate translation with environmentally friendly advances in vehicles proved to be an interesting project to develop in the Masters in Specialized Translation in the University of Aveiro. This conjugation between the topic and translation was ideal to apply the know-how acquired throughout the Degree and Masters courses. Thus the work presented here is based on the translation of a document from the United States Library of Congress: Advanced Vehicle Technologies: Energy, Environment and Development Issues, together with a reflection on the process of translation. According to this congressional report, the internal combustion engine continues to be the propulsion system of choice for automobiles worldwide. However, fuel costs as well as environment degradation has forced automakers to rethink alternatives for automobile fuel systems. The report is divided into four main sections: In the first is a detailed definition of translation which discusses the essential requirements to translate appropriately, the translation tools usually used and the role of translation in contemporary society. In the second section there is a reflection upon the subject of the report (global warming) and policies taken, especially by Governments, to solve the problem. The third section describes the techniques, criteria and translation tools used during the translation of the report from English into Portuguese. In the fourth and final section there is a critical reflection on the contents of this report.
description: Mestrado em Tradução
URI: http://hdl.handle.net/10773/2814
appears in collectionsDLC - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file sizeformat
2010001231.pdf7.05 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2