Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/2787
Title: A presença na internet do sector da cerâmica do distrito de Aveiro
Author: Lopes, Ana Margarida Pinto Pereira
Advisor: Roberto, Maria Teresa Costa Gomes
Keywords: Gestão organizacional
Gestão da informação
Internet
Indústria cerâmica
Defense Date: 2008
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho tem como base primordial a análise à presença na Internet de um nicho empresarial de tradição secular e muito característico da região de Aveiro: o sector da Cerâmica. Para tal, realizou-se um levantamento quantitativo destas empresas, para perceber e avaliar a discrepância da sua presença na Internet, e, quando verificada essa mesma presença, que tipo de discurso é utilizado e em que línguas, para a comunicação com o público. Embora a Internet constitua talvez a mais valiosa fonte de divulgação e informação para potenciais clientes, é de salientar a diminuta presença das empresas deste ramo neste meio. Outro aspecto a salientar no final deste estudo prende-se com a maioria dos sítios web analisados se encontrarem em apenas uma língua, onde predomina o Português seguido do Inglês. Apesar disso, as empresas apresentam sítios web com conteúdos textuais de qualidade, correctos e com boa relação volume/distribuição. Também o discurso linguístico se adapta ao propósito dos mesmos, sendo discursos informativos mas ao mesmo tempo persuasivos devido à componente comercial que os acompanha. ABSTRACT: This work is based primarily on the analysis of the presence, on the Internet, of businesses in the ceramics sector. This sector is traditional and very representative of the region of Aveiro. To this end, there was a quantitative survey of these companies to understand and evaluate the details of their presence on the Internet and their economic and social importance. We analysed the Internet page for particular businesses by studying what kind of discourse is used to carry out communication with the public and in what languages. The Internet is perhaps the most valuable source of information dissemination to potential customers, but there is very limited presence of this industrial sector on the Web. Another important finding of this study is that the analysed websites are mainly in one language: Portuguese and only rarely followed by English. Nevertheless, companies have websites with good, well balanced textual content; and the discourse of these sites fits the purpose of websites, with regard to information and using persuasive language, because of the commercial aim underlying each page. However, there is considerable room for improvement.
Description: Mestrado em Línguas e Relações Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10773/2787
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

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