|
Please use this identifier to cite or link to this item
http://hdl.handle.net/10773/2786
|
title: | Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de Aveiro |
authors: | Almeida, Ana Teresa Maia de |
advisors: | Roberto, Maria Teresa Costa Gomes |
keywords: | Comunicação internacional Mercado internacional Relações comerciais Relações Portugal-China Comunicação intercultural |
issue date: | 2008 |
publisher: | Universidade de Aveiro |
abstract: | No actual contexto de globalização das transacções comerciais esta
dissertação tem como objectivo estudar o processo de comunicação entre
empresas portuguesas e empresas chinesas. Devido às diferenças culturais
patentes entre Portugal e a China é importante perceber quais as
necessidades específicas de comunicação existentes e quais as medidas que
as empresas estão dispostas a implementar para dar resposta a essas
necessidades, de forma a estabelecerem relações de negócios apoiadas na
comunicação intercultural consciente e eficaz.
Procura elucidar-se como se desenrola o processo de comunicação, as suas
barreiras, a comunicação específica do contexto organizacional e a análise de
necessidades referentes a este tipo de comunicação. Como componente
essencial da comunicação entre dois países diferentes, pretende-se também
entender o conceito de cultura e a sua interdependência com o fenómeno da
comunicação, pondo em relevo a importância da comunicação intercultural
para o sucesso das empresas.
Através de questionários e entrevistas a várias empresas da região de Aveiro,
é feita uma análise à realidade da comunicação intercultural entre empresas
portuguesas e os seus parceiros chineses, denotando que, apesar de haver
consciência da importância fulcral das competências interculturais, na
generalidade, não há um pensamento estratégico a priori, que deriva da falta
de informação, de oferta formativa e de apoios institucionais sentida pelas
empresas portuguesas.
ABSTRACT: In today’s globalized commercial exchange context, this dissertation aims at
studying the communication process between Portuguese and Chinese
companies. Due to the cultural differences between Portugal and China it is
important to understand specific communication needs and the measures
companies are willing to implement in order to establish business relations
supported by a conscientious and effective intercultural communication.
It is important to understand the functioning of the communication process, its
barriers, the specific organizational communication and the needs analysis that
refers to this kind of communication. As an essential component of the
communication between two countries, it is also relevant to understand the
concept of culture and its interdependence with the communication
phenomenon, highlighting the importance of intercultural communication to the
success of businesses.
Through questionnaires and interviews conducted in several companies of the
Aveiro region, we analyse the reality of intercultural communication between
Portuguese companies and its Chinese counterparts. Despite being aware of
the key importance of intercultural competences, generally there is not a prior
strategic planning, which derives from the lack of information, of training
opportunities and institutional support felt by the Portuguese companies. |
description: | Mestrado em Línguas e Relações Empresariais |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/2786 |
appears in collections | DLC - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|