DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Geociências > GEO - Dissertações de mestrado >
 Modelos geradores de questões no âmbito da geociências
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/2724

title: Modelos geradores de questões no âmbito da geociências
authors: Peixoto, Elisabete Maria Rodrigues
advisors: Martins, Maria Estela Rodrigues
Azevedo, Maria do Rosário
keywords: Ensino das ciências da terra
Ensino multimedia
Jogos educativos
Actividades de aprendizagem
Ensino básico 3º ciclo
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Esta dissertação tem como principal objectivo contribuir para o aumento do interesse dos alunos pelo estudo das Ciências da Terra, através da utilização de meios tão familiares e aliciantes como a Internet e os jogos de computador. Ao longo deste trabalho, foram concebidos, planificados e construídos vários modelos geradores de questões destinados à realização de competições online entre alunos do 3º ciclo do Ensino Básico. Nestes jogos, o desafio consiste em validar correctamente um conjunto de afirmações com respostas do tipo verdadeiro/falso. Só respondendo acertadamente às questões do primeiro nível, o aluno poderá continuar a jogar e passar ao nível seguinte. O vencedor será o jogador que conseguir ultrapassar todos os níveis, no menor tempo. A presente dissertação está organizada em cinco capítulos. No primeiro capítulo, é feita a descrição geral do conteúdo da dissertação, dos seus objectivos e da metodologia seguida. O segundo capítulo introduz o Projecto Matemática Ensino (PMatE), com base no qual se elaborou a aplicação aqui desenvolvida. O terceiro capítulo inclui uma revisão bibliográfica sobre o ensino das Ciências, em geral, e das Ciências da Terra, em particular. No capítulo quatro são apresentados os modelos geradores de questões e a árvore de objectivos elaborados durante esta dissertação. Por fim, no capítulo cinco são feitas algumas considerações sobre os resultados obtidos na competição geo@NET e sugestões para trabalho futuro. ABSTRACT: The main objective of this thesis is to contribute to increase the interest of the students in the study of Earth Sciences, through the use of familiar and attractive means such as Internet and computer games. The present work involved the conception, planning and development of several question generator models for online competitions between students of the 3rd cycle of the Portuguese Basic Instruction. In these computer games, the main challenge is to find the correct answer (true/false) to a set of affirmations. Only solving the questions of the first level of the game, the student can continue playing and pass into the next level. The winner will be the player who was able to go through all levels in less time. The thesis is organized into five chapters. The first chapter gives a general overview of the thesis, including the objectives and the adopted methodology. The second chapter introduces the Project Mathematics Teaching (PMatE) based on which it was developed the application to Earth Sciences. The third chapter provides a literature review about Science Education, in general, and Earth Sciences teaching, in particular. The fourth chapter presents the tree of objectives and the question generator models elaborated during this thesis. Finally, the fifth chapter includes some comments on the results obtained during the geo@NET competition and suggestions for future work.
description: Mestrado em Ensino da Geologia e Biologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/2724
appears in collectionsGEO - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file sizeformat
2009001355.pdf13.05 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2