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 Descobrir a geologia através do quartzo
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/2694

title: Descobrir a geologia através do quartzo
authors: Silva, Marta Alexandra Tavares Ferreira da
advisors: Aguado, Beatriz Valle
Azevedo, Maria do Rosário
keywords: Mineralogia
Silicatos
Ensino das ciências da terra
Quartzo
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho envolveu a concepção e elaboração de um ante-projecto de uma exposição com o título: “Descobrir a Geologia através do Quartzo” para ser exibida no Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro. Um dos principais objectivos da exposição é mostrar como é que os átomos se ligam entre si para formar minerais, a influência que a composição química e a estrutura exercem nas suas propriedades e os modos como os minerais se combinam para originar diferentes tipos de rochas, usando o quartzo como fio condutor. A informação fornecida permitirá ilustrar a importância que o conhecimento em Mineralogia desempenha na compreensão dos processos que operam na Terra e noutros planetas assim como a relevância dos sistemas geológicos na vida quotidiana. Deste modo, espera-se que a implementação do projecto contribua para: (a) estimular junto do público, em geral, e dos jovens estudantes, em particular, o interesse pela Geologia e Mineralogia; (b) despertar a curiosidade acerca do mundo natural e motivar para a aprendizagem científica e (c) criar um ambiente de educação não formal para o ensino / aprendizagem de conceitos básicos de Mineralogia e Geologia que complemente a abordagem formal de sala de aula. O desenvolvimento do projecto incluiu três fases principais. Na primeira fase definiu-se o tema da exposição, o tipo de público-alvo e o espaço em que a exposição iria ser montada. A segunda fase foi dedicada à pesquisa bibliográfica e à documentação sobre o tema em foco, tendo culminado com a apresentação de uma proposta preliminar com a estrutura geral e o itinerário da exposição. Na última fase, elaboraram-se os textos, prepararam-se os materiais ilustrativos (figuras, esquemas, fotografias), seleccionaram-se as amostras de minerais a expor e criou-se o guião final. Esta tese está estruturada em cinco capítulos. No primeiro capítulo, abordamse os principais objectivos do trabalho e a metodologia adoptada. Os Capítulos II, III e IV incluem uma revisão bibliográfica de alguns conceitos básicos de Mineralogia que serviram de suporte teórico à exposição. Finalmente, no Capítulo V apresenta-se o plano geral da exposição e a descrição pormenorizada dos diferentes módulos que a integram. ABSTRACT: The present work involved the conceptual development, planning and design of a science outreach project of an exhibition entitled “Discovering Geology through the study of Quartz”, to be displayed in the Department of Geosciences of the University of Aveiro. One of the major goals of this exhibition is to show how atoms are packed together to form minerals, how chemical composition and structure affects mineral properties, and how minerals are combined to make different rock types, using quartz as an example. The information provided demonstrates the importance of the knowledge in Mineralogy for understanding how the Earth and other planets operate and the relevance of geological and earth systems science to everyday life. As such, the implementation of this exhibition is expected to contribute: (a) to increase the interest of the public, in general, and young students, in particular, in the study of Geology and Mineralogy; (b) to enhance the curiosity for natural sciences and to motivate for scientific learning; (c) to create a non-formal educational setting for teaching basic concepts of Mineralogy and Geology, complementing the formal approach given inside the classroom. The project was developed in three main stages. The first stage included the definition of the main topic of the exhibition, the target audiences and the place where the exhibition will be displayed. The second stage was devoted to bibliographic research and to the study of the topic. It culminated with the presentation of a preliminary proposal including the general structure and the itinerary of the exhibition. The last stage involved the creation of easily readable texts, the preparation of illustrative materials (figures, schemes, photographs), the selection of mineral samples and the elaboration of the final guide of the exhibition. This thesis is structured in five chapters. The first chapter presents the main objectives of the work and the adopted methodology. Chapters II, III and IV provide a literature review of some basic concepts of Mineralogy. Finally, Chapter V includes the plan of the exhibition and a detailed description of the different modules.
description: Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/2694
appears in collectionsGEO - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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