DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Física > FIS - Dissertações de mestrado >
 Abordagem CTSA de materiais magnéticos e suas aplicações
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/2624

title: Abordagem CTSA de materiais magnéticos e suas aplicações
authors: Alves, Ana Carla Jerónimo
advisors: Valente, Manuel Almeida
keywords: Ensino das ciências
Magnetismo
Actividades de aprendizagem
Práticas educativas
Material didáctico
issue date: 2008
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Os materiais magnéticos e suas aplicações fazem parte do nosso dia-a-dia e desempenham um papel muito importante no desenvolvimento tecnológico da sociedade moderna. O enorme crescimento científico/tecnológico provocou uma mudança na Sociedade, que contribuiu para que os programas escolares sofressem profundas alterações. Assim a ciência e a tecnologia, bem como as implicações que têm na sociedade, devem fazer parte de um ensinoaprendizagem para todos os alunos, pois cada vez mais os cidadãos são chamados a intervir e a tomar posições sobre as implicações sociais da ciência e da tecnologia. Este trabalho tem como objectivo principal a construção de recursos didácticos com orientações CTSA no âmbito do ensino do Magnetismo. Estes recursos podem ser utilizados por professores de Física no contexto das suas aulas ou podem servir como fonte de inspiração para a construção de novos recursos. Tendo em conta que a Física é uma ciência de cariz experimental, alguns desses recursos foram construídos com base na experimentação, outros foram construídos com base nas novas tecnologias de comunicação e informação. Com base numa análise bibliográfica sobre o tema em estudo foram planeadas algumas actividades laboratoriais, apresentadas algumas simulações interactivas, alguns vídeos e uma plataforma de ensino assistido. A plataforma de ensino assistido é desenvolvida pelo Projecto Matemática Ensino e é em instrumento de apoio ao ensino da Física e encontra-se apenas disponível na internet. Esta plataforma utiliza um software único que permite aferir e diagnosticar as lacunas e fragilidades que os alunos apresentam. Ao longo deste trabalho vamos apresentar como este projecto pode auxiliar o ensino do magnetismo. Com o objectivo de validar os recursos didácticos planeou-se e realizou-se um Workshop onde todos os participantes tiveram oportunidade de testar e avaliar todos os recursos. ABSTRACT: The magnetic materials and their applications take part in our daily life, on the other hand, they also have a major seek in the technological development of our modern society. The outstanding scientific/technological growths lead Society to a significant change, which has contributed deep alterations to the school programmes. In addition, science and technology, as well as their society implications, should take part in the learning-apprenticeship of every student, since more and more citizens are called to interfere and take a position over the social complications of science and technology. The main aim of this work is the construction of didactic resources with CTSA orientations in the education ambit of Magnetism. These resources can be used by Physics teachers during their classes, or can constitute a motivation source for the built of new resources. As Physics is a science with experimental aspect, some of those resources were built with investigational basis, others were constructed looking forward to the newest communication and information technologies. Furthermore, because of bibliographic analysis about the theme on study, a considerable number laboratory activities were planned, some interactive simulations were made up, a few videos and an assisted teaching platform. The assisted teaching platform is developed by the Educational Maths Project, therefore it is a support instrument for the Physics learning, and it can only be found available in the Internet. This platform uses unique software which permits to check/identify mistakes and fragilities that students may present. All along this work, it is going to be presented how this project might help the magnetism teaching. To sum up, with the intention of confirming the didactic resources, it was made a Workshop where each and every participant had the opportunity to test and evaluate the whole resources.
description: Mestrado em Ensino da Física
URI: http://hdl.handle.net/10773/2624
appears in collectionsFIS - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file sizeformat
2009001402.pdf3.18 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2