Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26078
Title: Percursos de conhecimento que se desenham brincando . enciclopédia interactiva para crianças surdas, dos 3 aos 6 anos
Author: Reis, Miriam
Lopes, Conceição
Quental, Joana
Keywords: Design
Ilustração
Livro
Crianças surdas
Ludicidade
Comunicação
Issue Date: Jul-2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Esta investigação pretende conduzir à criação de um projecto de design de um livro digital interactivo (aplicação), baseado no conceito de enciclopédia, para crianças surdas entre os 3 e os 6 anos. Sendo que a comunicação é o principal desafio destas crianças e a ausência de mediação da linguagem oral constrange a compreensão de conceitos, a aquisição, a assimilação e, consequentemente, a consolidação de conhecimento, pretende-se que esta aplicação opere na construção do próprio percurso de conhecimento e de brincar de cada uma destas crianças. A narrativa assume a dimensão de uma “enciclopédia viva” na medida em que, sendo os conceitos que as palavras transportam desconhecidos das crianças surdas todos lhes têm que ser apresentados/explicados para serem apreendidos. Para uma criança surda conhecer algo implica ver em acção e é nesse sentido que encontramos o potencial num produto interactivo lúdico e a pertinência da nossa investigação. Primeiramente, foram analisados projectos especificamente desenhados para crianças surdas com a finalidade de encontrar parâmetros comuns. Em termos metodológicos aplicaremos investigação-acção e etnográfica, numa atitude participativa com as crianças e as educadoras, de forma a recolher opiniões para o desenho iterativo do protótipo da aplicação. A aplicação, acreditamos, funcionará, neste contexto, como um meio potenciador da ludicidade e da comunicação da criança surda, e por esta razão, integrador e facilitador da formação global da criança- pessoa como um todo. Pretendemos, igualmente, fomentar e actuar na construção da literacia visual e mediática da criança surda recorrendo à ilustração, enquanto recurso expressivo e facilitador de comunicação com este público. Todavia, a especificidade destas crianças leva-nos a pensar que o design inclusivo é aqui um design exclusivo, ou seja, um design que assume as idiossincrasias destas crianças, esperando que, com os resultados alcançados com esta interacção resulte numa maior facilidade na compreensão, aquisição de conceitos, construção de conhecimento e de aproximação destas crianças a um mundo audível.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/26078
ISBN: 978-989-20-3421-8
Publisher Version: https://www.academia.edu/4021836/livro_de_atas_-_UD12_1o_encontro_nacional_de_doutoramentos_em_design
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