Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26067
Title: Marcas de poder, de cortesia e de envolvimento interpessoal no discurso de professores native speakers em sala de aula
Author: Bento, Maria Teresa Dias
Advisor: Tavares, Maria Clara Ferrão
Defense Date: 2000
Abstract: Este estudo tem como finalidade compreender a dimensão relacional da comunicação em sala de aula. Procurámos identificar marcas de poder, de cortesia e de envolvimento interpessoal inscritas à superfície dos discursos de dois professores native speakers produzidos em sala de aula em interacção com os seus alunos. Na 1ª Parte deste estudo, apresentamos as escolhas metodológicas dos produtos discursivos recolhidos, ou seja, os discursos em sala de aula, recolhidos numa perspectiva etnometodológica, e os stimulated recall protocols, recolhidos numa perspectiva etnográfica. Estes discursos foram construídos pelos professores a partir da observação, interpretação e reflexão sobre episódios seleccionados dos seus discursos em sala de aula. Convocámos categorias da Análise do Discurso e da Pragmática para a sua análise, como instrumentos metodológicos ao serviço da Didáctica. Na 2ª Parte, apresentamos as referências teóricas pertinentes para o enquadramento da dimensão relacional em sala de aula. O 1º Capítulo da 3ª Parte é dedicado à identificação e análise das marcas da relação pedagógica em episódios previamente seleccionados nos discursos dos professores. Procedeu-se à análise dos stimulated recall protocols através de três entradas: grau de confiança acerca da validade das suas proposições, o modo como organizam e estruturam os seus discursos, vozes de outros e ambiente textual que parecem influenciar os seus discursos em sala de aula. No 2º Capítulo da 3ª Parte propõem-se caminhos para uma ‘Didáctica da Interacção’ que visa chamar a atenção para o aprofundamento de uma competência conversacional e interaccional em sala de aula. De facto, o inventário de marcas e as categorias de análise dos stimulated recall protocols poderão ter implicações na Formação Inicial e na Formação de Professores ao sensibilizar alunos e futuros professores de Língua Estrangeira para as funções pragmáticas da língua na vida da sala de aula bem como na vida em outros espaços.
This research aims at understanding the interactional dimension in classroom communication. We identified markers of power, politeness and interpersonal involvement at the surface of the discourse produced by two native speakers teachers in their classroom contexts. In the 1st Part of this research, we present the methodological choices for the analysis of the primary data collected, that is, classroom discourse, collected in an ethnomethodological perspective and the stimulated recall protocols, collected in an ethnographic perspective. These protocols were constructed by the teachers by observing, interpreting and reflecting on selected episodes of their classroom discourses.We used categories of Discourse Analysis and Pragmatics as methodological devices in the perspective of Didactics. In the 2nd Part we present the theoretical references relevant to the framing of the interactional dimension in the classroom. The 1st Chapter of the 3rd Part is dedicated to both identification and analysis of markers of the pedagogical relationship in previously selected episodes of the classroom discourse of both teachers. The stimulated recall protocols were analysed in accordance with three different approaches: degree of confidence about the validity of their propositions, the way they organize and structure their discourses and voices of others and their textual environment which seem to influence their classroom discourses. In the 2nd Chapter we propose ways towards a ‘Didactics of Interaction’, which aims to draw attention to the development of a conversational and interactional dimension in the classroom. In fact, the inventory of markers as well as the categories of analysis of the stimulated recall protocols may have implications in both Pre-Service Teacher Training Programs and In-Service Teacher Training Programs by raising foreign language students’ and teachers’ awareness to the pragmatic functions of language in the classroom life as well as in the life in other contexts.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26067
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf45.76 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.