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dc.contributor.advisorRodrigues, Ana Alexandra Valentept_PT
dc.contributor.authorGonçalves, Jéssica Filipa Ferreirapt_PT
dc.date.accessioned2019-04-30T10:01:27Z-
dc.date.available2019-04-30T10:01:27Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25869-
dc.description.abstractO presente relatório final de estágio pretende apresentar o processo de conceção, planificação e avaliação de um projeto de intervenção-investigação (Pii) realizado no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional. O projeto baseou-se na conceção de estratégias didáticas como: histórias, concept cartoons e fantoches. As estratégias didáticas foram desenvolvidas e utilizadas ao longo de três sequências didáticas sobre três temas distintos (mudanças de estado físico, plantas e animais), numa turma do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se com este projeto: i) averiguar o efeito das estratégias nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores relacionadas com a ciência, sobretudo na capacidade de argumentação; ii) averiguar as potencialidades da utilização de histórias, concept cartoons e fantoches enquanto estratégia de ensino e de aprendizagem (aprendizagens efetuadas pelas crianças, apreciações das crianças e o seu grau de satisfação, e perceção da professora cooperante); iii) avaliar os efeitos do Pii no desenvolvimento profissional, pessoal e social da professora-investigadora. O projeto desenvolvido teve como suporte para o enquadramento teórico: educação em ciências e literacia científica, educação em ciências nos primeiros anos, orientações para o ensino das ciências, ensinar ciências para argumentar, avaliar em ciências: o quê, como e porquê, ciências na literatura e literatura nas ciências: histórias, fantoches, concept cartoons. Este projeto adotou características de uma metodologia de investigação-ação, suportando-se em técnicas de recolha de dados como: inquéritos por entrevista e inquéritos por questionário; observação participante e compilação documental. Na análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo, sendo complementada também numa análise quantitativa interpretativa, dada a natureza dos dados. Desta análise obtiveram-se resultados que permitiram concluir, através das estratégias utilizadas, a evolução das crianças no que concerne às suas aprendizagens definidas para as sequências didáticas. Destacam-se a capacidade de argumentar e de comunicar ideias, dados, resultados e informação. Relativamente à professora-investigadora, o projeto permitiu desenvolver competências enquanto profissional da educação relacionadas com a gestão de tempo e de sala de aula, o conhecimento didático e a investigação, e a nível pessoal e socialpt_PT
dc.description.abstractThis final internship report intends to present the process of designing, planning and evaluating an intervention-research project carried out within the framework of the Supervised Pedagogical Practice and Educational Guidance seminar units. The project was based on the conception of didactic strategies like: stories, concept cartoons and puppets. The didactic strategies were developed and used along three didactic sequences on three distinct themes (changes of physical state, plants and animals), in a class of the 1st year of the 1st cycle of Basic Education. The aim of this project was to: i) investigate the effect of strategies on children's learning in terms of knowledge, skills, attitudes and values related to science, especially in the capacity for argumentation; ii) to investigate the potential of using stories, concept cartoons and puppets as a teaching and learning strategy (children's learning, children’s appreciation and their satisfaction, and cooperative teacher's perception); iii) to evaluate the effects of Pii on the professional, personal and social development of the teacher-researcher. The developed project was supported by the theoretical framework: education in science and science literacy, science education in the first years, guidelines for science teaching, teach science to argue, science assessment: what, how and why, science in literature and literature in the sciences: stories, puppets, concept cartoons. This project adopted characteristics of an action-research methodology, supported by data collection techniques such as: interview surveys and questionnaire surveys; participant observation and documental compilation. In the data analysis we resorted to the content analysis, being complemented also in a quantitative interpretative analysis, given the nature of the data. From this analysis we obtained results that allowed us to conclude, through the strategies used, the evolution of the children in what concerns their learning defined by didactic sequences. Is highlighted the ability to argue and the communicate ideas, data, results and information. Regarding the teacher-researcher, the project allowed the development of skills as a professional in education related to time and classroom management, didactic knowledge and research, and a personal and social levelpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação em ciênciaspt_PT
dc.subject1.º CEBpt_PT
dc.subjectLiteracia científicapt_PT
dc.subjectCapacidade argumentativapt_PT
dc.subjectHistóriaspt_PT
dc.subjectFantochespt_PT
dc.subjectConcept cartoonspt_PT
dc.titleExpressa-te na ciência: um projeto baseado em histórias, fantoches e concept cartoonspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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