Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25766
Title: A importância da qualidade das relações em contextos organizacionais
Author: Rodrigues, Ana Cristina Lourenço
Advisor: Vale, Vera Teixeira
Keywords: Marketing relacional
Satisfação
Confiança
Compromisso
Qualidade da Relação
Defense Date: 21-Dec-2018
Abstract: Atualmente, num contexto de mercados cada vez mais complexos e dinâmicos considera-se essencial, para as organizações, a criação de laços de proximidade, com os utilizadores dos seus serviços ou produtos, como estratégia fundamental para a sua competitividade e capacidade de sobrevivência. A abordagem de marketing relacional permite uma maior aproximação entre as partes envolvidas, com o propósito de obter benefícios mútuos. É indispensável o estabelecimento de relações duradouras e com qualidade, entre os diversos stakeholders, assim como a cocriação de valor. Uma relação de qualidade é avaliada pela satisfação, confiança e compromisso de todos os intervenientes. O caso em análise, afeto à Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA), utiliza a pesquisa quantitativa, como metodologia de investigação, através da realização de inquéritos por questionário, via online, dirigidos às entidades que tem recorrido aos serviços da AEVA, nos últimos três anos. A amostra do presente estudo apresenta 110 inquiridos. Com o objetivo de aferir a importância da qualidade das relações entre a associação e as entidades da região de Aveiro, o estudo visa responder à questão de investigação de modo a avaliar e explorar as relações interdependentes das variáveis em análise, através das hipóteses formuladas, no modelo de investigação. Espera-se que os resultados obtidos exponham quais as determinantes- satisfação, confiança, compromisso, que afetam a qualidade da relação da AEVA. É ainda expectável compreender a influência das marcas da AEVA, na região de Aveiro.
Currently, in a context of increasingly complex and dynamic markets, it is considered essential for organizations to create close ties with all those who are interested in their services or products, as a fundamental strategy for their competitiveness and survival capacity. A relational marketing approach allows a closer relationship between the parties involved, in order to obtain mutual benefits. It is indispensable to establish quality and lasting relationships among the various stakeholders, as well as the co-creation of value. Relationship quality, is assessed by the satisfaction, trust and commitment of all stakeholders. The case in question of Aveiro's Association for Education and Valorisation (AEVA) uses quantitative research methodology by surveys by questionnaires, online, with questionnaires addressed to the entities that have already resorted to the AEVA services, over the last three years. The sample of the present study has 110 respondents. In order to assess the importance of the quality of the relations between the association and the entities of the Aveiro region, the study aims to answer the research question in order to evaluate and explore the interdependent relations of the variables under analysis, through the hypotheses formulated in the research model. It is hoped that the results obtained will expose the determinants of satisfaction, trust, and commitment that affect the quality of the AEVA relationship. It is also expected to understand the influence of AEVA's brands in the region of Aveiro.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25766
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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