Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25748
Title: Contributo das atividades práticas em ciências para a melhoria do empenho e da atenção de alunos do 1º CEB
Author: Silva, Ana Francisca Alves
Advisor: Vieira, Rui Marques
Keywords: Atividades práticas
Empenho
Atenção
Ensino das ciências no 1.º CEB
Defense Date: 27-Nov-2018
Abstract: A rápida evolução da ciência e tecnologia da atualidade tem contribuído para uma sociedade em constante mudança e com grande necessidade de adaptação. Essa mudança constitui-se assim como um desafio para os professores que necessitam mudar as suas práticas de ensino/ aprendizagem e arranjar estratégias para promover o empenho e atenção dos seus alunos nas aulas. É neste contexto que surge o presente estudo, no qual se entrevistaram alunos do 3.º e 4.º anos e três docentes do 1.º CEB de uma escola do distrito de Aveiro. O mesmo tem como intuito perceber, se para estes sujeitos, a implementação de atividades práticas em ciências promove melhorias no empenho e atenção dos alunos. As entrevistas constituíram-se assim como único instrumento de recolha de dados utilizado, seguindo-se a análise de conteúdo das gravações áudio e suas transcrições. Os resultados principais apontam que quer os professores, quer os alunos consideram que no global os alunos estão empenhados e atentos nas aulas de Ciências. Entre as diversas razões referem o uso de atividades ou estratégias novas ou diferentes, como as práticas e experimentais e gostarem de ensinar/ aprender novos conteúdos. Pode-se concluir que, na perspetiva dos alunos e dos docentes entrevistados, a implementação de atividades práticas nas aulas, quer sejam experimentais, laboratoriais, de campo, influenciam as atitudes dos alunos, melhorando o seu empenho e atenção.
The fast evolution of science and technology nowadays has created a society in constant change and also with great need of adjustment. This change, bilds a challenge for future teachers who need to adapt their teaching practices and develop strategies to promote the commitment and attention of their students in class. Is in this context that the present study arises, in which students of the 3rd and 4th grades, as well as, three teachers of the primary school located in the district of Aveiro, Portugal were interviewed. The purpose is to understand if, for these subjects, the practical activities implementation in science, promotes improvements in the effort and attention of the students. The instrument of choise used to collect data was the interviews, followed by content analysis of audio recordings and their transcriptions. The main results indicate that teachers and students consider that overall students are committed and attentive to science classes. Among the various reasons they refer the use of new or different activities or strategies, such as practical and experimental ones, and to teach / learn new contents. We can conclude that, from the perspective of the students and teachers interviewed, the practical activities implementation in the classes, whether experimental, laboratory or field, influence the students' attitudes, improving their commitment and attention.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25748
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf909.63 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.