Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/25745
Title: | O laboratório gramatical como dispositivo didático: um estudo no 2º Ciclo do Ensino Básico |
Author: | Sousa, Mariana Cruz |
Advisor: | Pereira, Luísa Álvares |
Keywords: | Ensino da gramática Laboratório gramátical Pronomes pessoais em adjacência verbal Didática da língua portuguesa |
Defense Date: | 20-Dec-2018 |
Abstract: | Este relatório de estágio, enquadrado no âmbito das unidades curriculares
Seminário de Orientação Educacional [SOE] e Prática Pedagógica
Supervisionada [PPS], do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino
Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino
Básico, tem como objetivo problematizar e refletir sobre o ensino e
aprendizagem da gramática, procurando mostrar a importância de um trabalho
com dispositivos didáticos que promovam a reflexão sobre a língua no
desenvolvimento de competências gramaticais. O estudo apresentado centrase
no ensino da gramática através do dispositivo didático “laboratório
gramatical”, numa turma do 6.º ano de escolaridade. A principal finalidade deste
estudo consiste em avaliar os efeitos deste dispositivo didático nas
aprendizagens dos alunos, comparando os resultados de um pré-teste no início
do laboratório gramatical com um pós-teste no final da implementação.
O quadro teórico que orientou e sustentou o percurso didático deste trabalho
incide sobre o papel do ensino da gramática na aprendizagem da língua
Portuguesa, os dispositivos didáticos de ensino da gramática e sobre o conteúdo
gramatical em questão.
A metodologia adotada foi a investigação-ação, na medida em que a professora
foi a investigadora e centrou o seu ensino no desenvolvimento de um conteúdo
da gramática, neste caso, os pronomes pessoais em adjacência verbal. Os
dados foram recolhidos através de um questionário, da observação, de pré-teste
e do pós-teste.
Os dados revelam uma tendência para um efeito positivo na utilização deste
dispositivo didático, pois mostram que a maioria dos alunos utilizou
corretamente os pronomes pessoais em adjacência verbal nas diversas
situações trabalhadas sobre o conteúdo gramatical em causa. Para a
professora-investigadora foi extremamente importante compreender e vivenciar
a implementação do laboratório gramatical, na medida em que permitiu o
desenvolvimento de competências ligadas à didática do Português, mais
concretamente à área da gramática This master thesis report, within the scope of the Seminário de Orientação Educacional [SOE] and Prática Pedagógica Supervisionada [PPS] curricular units of the 2nd year of the Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, intents to problematize e reflect on grammar teaching and learning, it tries to show the importance of working with didactic devices that promote a reflection about the language on the development of grammar skills. The presented study focuses on grammar teaching through the didactic device “laboratório gramatical”, in a 6th grade class. The main goal of this study is to evaluate the effectiveness of this didactic device in student learning, comparing the results between a pre-test in the beginning of the grammar laboratory and a post-test in the end of the application. The theoretical framework that oriented and sustained the didactic course of this work focuses on the role of the grammar teaching in the learning of the Portuguese language, the didactic devices of the grammar teaching and on the grammatical content itself. The adopted methodology was the action-research, insofar as the teacher was the researcher and focused her teaching in the development of a grammatical content, in this case, the personal pronouns in verbal adjacency. The data were collected through a survey, observation, a pre-test and a post-test. The data reveal a tendency towards a positive effect in the usage of this didactic device, since it shows that the majority of the students correctly used the personal pronouns in verbal adjacency in the several scenarios about the stated grammatical content. For the teacher it was extremely important to understand and to live the application of the grammar laboratory, to the extent that it allowed the development of skills related to Portuguese teaching, more precisely in the grammatical field |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25745 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento.pdf | 7.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.