Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25723
Title: Internacionalização e visibilidade da comunidade científica da área de biblioteconomia e ciência da informação (Brasil e Portugal): análise da dialética entre formação contínua e comportamento infocomunicacional
Author: Ribeiro, Raimunda de Jesus Araujo
Advisor: Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
Furtado, Cassia Cordeiro
Keywords: Comportamento infocomunicacional
Formação contínua
Comunicação científica
Biblioteconomia
Ciência da Informação
Docente/Investigador
Sistema científico global
Rede iShools
Brasil
Portugal
Defense Date: 21-Nov-2018
Abstract: Esta investigação, caracteriza-se como estudo de casos múltiplos de natureza quantitativa/qualitativa-interpretativa, cuja relevância se situa no campo da Multimédia e Educação e da Ciência da Informação, com enfoque nas áreas temáticas: internacionalização e visibilidade no contexto do ensino superior, comunicação da ciência em rede, comportamento infocomunicacional e seus reflexos na formação contínua (e vice-versa) de docentes/investigadores pertencentes a Programas de Pós-Graduação da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação e Documentação brasileiros e portugueses, vinculados a Instituições de Superior Pública (IES). Apresenta como objetivo geral estudar o comportamento infocomunicacional em ambientes digitais dos docentes e investigadores da IES públicas brasileiras e portuguesas e a sua relação com a formação contínua, bem como o seu contributo para a visibilidade e internacionalização dessas comunidades científicas. Para responder aos objetivos traçados, esta investigação utiliza como instrumento de recolha de dados, um questionário on-line disponibilizado na Plataforma Google Forms, cujo link foi enviado por e-mail aos docentes/investigadores, população alvo deste estudo, pertencentes a IES públicas brasileiras e portuguesas. O outro instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista semidiretiva, direcionada aos coordenadores dos referidos Programas de Pós-Graduação. Ademais, os resultados desta investigação destacam a frequência, as finalidades e os tipos de usos que os inquiridos fazem das ferramentas infocomunicacionais, relativamente a: práticas de ensino e investigação; tipos, mecanismos e ferramentas utilizadas para atualização profissional; ações desenvolvidas para fins de visibilidade, e internacionalização do trabalho académico e científico desenvolvido em escala global; relação existente entre comportamento infocomunicacional, produtividade acadêmica e formação contínua; redes de parcerias (nacionais/estrangeiras) estabelecidas para a formação de grupos de pesquisas e desenvolvimento e, gestão de projetos. Apresenta também as percepções dos inquiridos sobre o Movimento iSchools; os critérios prioritários para envio de artigos para publicação em revistas científicas; os mecanismos utilizados à aprendizagem, escrita e publicação em inglês, a existência ou não de revistas indexadas em bases de dados internacional, assim como de uma Editora vinculada às Pós investigadas, e de coleções de livros sob a responsabilidade dos coordenadores e diretores dos Programas de Pós-Graduação Brasileiros e Portugueses, cenários desta investigação.
This investigation is characterized as a quantitative/qualitative-interpretative nature case study, it’s relevance is in the Multimedia and Education and Information Science field, focusing on the following thematic areas: internationalization and visibility in the context of higher education, communication of science in a network, infocommunication behavior and its reflexes (and vice versa) in teachers / researchers from Graduate Program in Librarianship and Information Science and Documentation in Brazil and Portugal, linked to Institutions of Public Superior (IES). It presents as a general objective to study infocommunicational behavior in digital environments of teachers and researchers of Brazilian and Portuguese public HEIs and their relationship with continuing education, as well as their contribution to the visibility and internationalization of these scientific communities. In order to respond to the objectives outlined, this research uses as an instrument of data collection, an online questionnaire made available in the Google Forms Platform, whose link was sent by e-mail to faculty/researchers, target population of this study, belonging to IES both in Brazil and Portugal. The other instrument of data collection used was the semi-directive interview, directed to the coordinators of the said Postgraduate studies. In addition, the results of this research highlight the frequency, purposes and types of uses that respondents make of the infocommunication tools, regarding: teaching and research practices; types, mechanisms and tools used for professional updating; developed for visibility purposes, and internationalization of the academic and scientific work developed in global scale; relationship between infommunication behavior, academic productivity and continuing education; networks of national / foreign partnerships established for the formation of research and development groups and project management. It also presents the respondents' perceptions about the iSchools Movement; the priority criteria for sending articles for publication in scientific journals; the mechanisms used for learning, writing and publishing in English, the existence or not of journals indexed in international databases, as well as of a Publisher linked to the investigated Post, and of collections of books under the responsibility of the coordinators and directors of Brazilian and Portuguese Postgraduate Programs, scenarios of this investigation.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25723
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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