Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24264
Title: Uma cibermuseografia do design
Author: Gerhardt, Roberto Osvaldo
Advisor: Providência, Francisco
Barbosa, Helena
Keywords: Cibermuseografia epistemológica do design
Defense Date: 26-Jun-2018
Abstract: A busca e caracterização da epistemologia do design para a sua declinação museográfica constitui o objetivo da presente investigação. Situa-se no campo do design de comunicação e centra-se na oportunidade de interpretar e desenhar uma museografia contributiva para entender os pressupostos inerentes a ontologia do design, em meio digital (WWW). Para a prossecução deste objetivo, foi realizada o levantamento diacrónico e sincrónico das autorepresentações conceptuais do design, evocadas pelos seus autores de referência, entre 1990 e 2015. Paralelamente foi realizada investigação sobre a evolução tecnológica da web refletida nos dispositivos de mediação interativa de suporte à museografia em geral e à museografia do design em particular, com vista à definição de um programa projetual para a cibermuseografia epistemológica do design. Como resultado espera-se a caracterização de um sistema de comunicação cibermuseográfico capaz de traduzir e transferir aos produtos de design um modo adequado e inovador de mediação, ampliando a dimensão relacional do artefacto, aplicável ao contexto do Centro de Interpretação do Design Português. Este estudo ambiciona encontrar a melhor forma de exibir o design enquanto disciplina do conhecimento que pensa, projeta, produz e anuncia, sob a condição da mediação cultural.
The primary objective of this research focuses on the search for and the characterization of the epistemology of design relating to museology. Situated in the field of communication design, this research addressed the opportunity of interpreting and designing museology so as to contribute towards an understanding of the presumptions inherent to the ontology of design in digital format (www). A diachronic and synchronic mapping of the conceptual self-representations of design based on the literature published between 1990 and 2015 was conducted. Research relating to the technological evolution of the web was simultaneously conducted, regarding the interactive mediation devices to support museology in general and the museology of design in particular, in order to define a programme for epistemological cyber museology of design. It is hoped that this study will result in the characterisation of a communication system for cyber-museology, capable of translating and transferring design products through appropriate and innovate mediation, amplifying the relative dimension of the artefact, applicable in the context of the Centro de Interpretação do Design Português (Centre of Interpretation for Portuguese Design). The overall aim of this study is to identify the best way to exhibit design as a form of knowledge that thinks, projects, produces and advertises, through cultural mediation.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24264
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