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http://hdl.handle.net/10773/24260
Title: | E-serviços como estratégia de governo eletrônico: uma proposta de modelo infocomunicacional |
Author: | Barbosa, Danilo Egle Santos |
Advisor: | Antunes, Maria João |
Keywords: | E-governo E-participação E-serviços Plataformas digitais |
Defense Date: | 9-May-2018 |
Abstract: | O governo eletrônico como opção de postura administrativa é um
caminho sem volta. Os cidadãos que experimentam seus
benefícios são os que mais cobram a transparência e a eficácia
na gestão pública.
Este documento apresenta um estudo científico, no âmbito do
Programa Doutoral em Informação e Comunicação em
Plataformas Digitais, e tem como objetivo a construção de um
modelo infocomunicacional para dar suporte aos serviços
prestados pelo Departamento de Fiscalização da Secretaria
Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de
Manaus (Brasil).
Para testar os conceitos e teorias discutidas, foi desenvolvida
uma plataforma digital de denúncias ambientais. Stakeholders do
e-governo foram convidados a participar de um focus group que
deu origem a requisitos funcionais e técnicos tidos em
consideração para a prototipagem da plataforma. Após concluída
a fase de desenvolvimento, a plataforma foi testada e validada
pelos mesmos stakeholders, que também responderam a uma
entrevista onde relataram suas impressões sobre o e-serviço.
O resultado conquistado nesta investigação foi a obtenção de um
modelo infocomunicacional composto de elementos que
proporcionam o suporte às atividades de um departamento da
administração pública. A partir dele é possível compreender o
fluxo da composição de uma plataforma digital de e-serviço
público, partindo da percepção dos stakeholders em um focus
group e chegando até a delimitação de processos e atividades
desenvolvidas no setor da administração pública. O modelo ainda
considera no seu desenvolvimento, os tipos de uso, os níveis de
participação e a competência dos utilizadores envolvidos. The electronic government as an alternative administrative option has no turning back. Citizens who experience its benefits are the ones that charge transparency and efficiency in public management. This document presents the scientific study developed at the Doctoral Program in Information and Communication in Digital Platforms and which aims to build an infocomunicacional model to support services provided by the Department of Supervision of the Municipal Environment and Sustainability of the Manaus City Hall (Brazil). To test the concepts and theories discussed, a digital platform of environmental complaints was developed. Stakeholders of the egovernment were invited to participate in a focus group that gave rise to functional and technical requirements considered in the prototyping of the platform. After completing the development phase, the platform was tested and validated by the same stakeholders, who also answered to an interview where they reported their impressions about e-service. The result achieved in this research was an infocommunicational model composed of elements that provides support to the activities of a department of public administration. From there, it is possible to understand the flow of the composition of a digital eservice platform, based on the perception of the stakeholders in a focus group and even delimiting the processes and activities developed in the public administration sector. The model also considers in its development, the types of use, the levels of participation and the competence of the users involved. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/24260 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
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